FISCALIZAÇÃO

Setrans notifica taxistas que apresentam irregularidades

Setrans notifica taxistas que apresentam irregularidades
Automóvel deve estar em excelente estado de conservação
A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) tem realizado abordagens e verificação de documentos de motoristas de táxis que trafegam em Maringá. A ideia é analisar se os condutores estão em dia com a documentação exigida para a realização do serviço. A ação ocorre em conjunto com as blitze que a pasta e Polícia Militar realizam no final de semana para coibir o motorista que trafega após a ingestão de bebidas alcoólicas.

“Durante as blitze nos finais de semana orientamos a população que optem pelo serviço de táxi nos casos em que as pessoas querem ingerir bebida alcoólica, evitando assim muitos acidentes. Por isso, estamos intensificando a fiscalização dos táxis para que a comunidade receba atendimento seguro e de qualidade”, explica o secretário de Trânsito e Segurança, Fábio Ribeiro, ressaltando que a multa para quem dirige com concentração de álcool no sangue é de R$ 1.915,40 com pena de 7 pontos na carteira.

Além da tradicional vistoria realizada pela Secretaria no início do ano, a pasta tem promovido abordagens diárias para verificar se todos continuam de acordo com as exigências. Na segunda-feira (13) a Setrans identificou um taxista com a carteira suspensa por ultrapassar o limites de pontos em infrações de trânsito, apresentando mais de 21. Nesta terça-feira (14), outros motoristas foram notificados pois os veículos estavam com os pneus carecas, o que pode acarretar em acidentes. “Nesses casos nós notificamos o condutor do táxi para que regularize a situação e se apresente à Setrans para analisarmos se é possível retornar às atividades”, afirma Ribeiro.

Vistorias anuais

A Setrans promove no início do ano vistorias em todos os táxis de Maringá. O objetivo é verificar se os itens de segurança, conforto e higiene no transporte de passageiros. Todos os itens vistoriados nos veículos visam proporcionar um serviço de qualidade aos usuários. O automóvel deve estar em excelente estado de conservação e ter menos de 10 anos de fabricação. O táxi aprovado vai receber o selo de vistoria, que será fixado no canto inferior do para-brisas dianteiro.

Em caso de irregularidade, o titular será notificado para realizar a regularização e uma nova vistoria será agendada. Se não houver a regularização nesse novo encontro, além de não receber o selo de aprovação, o veículo ficará impedido de exercer o serviço de transporte de pessoas e sujeitará o titular da concessão a multa e outras penalidades previstas na legislação.

Todos os veículos utilizados no serviço de táxi são identificados por um número afixado na parte traseira do automóvel. Qualquer irregularidade, conduta inadequada ou indício de transporte clandestino, deverá ser denunciado através do telefone 156 ou diretamente na secretaria através do telefone (44) 3221-8500.