ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

Nova sede do Abrigo Provisório Municipal será inaugurado no dia 1º de junho

Nova sede do Abrigo Provisório Municipal será inaugurado no dia 1º de junho
Abrigo atende crianças e adolescentes que estão sob medida protetiva
A Prefeitura vai realizar na próxima quarta-feira (1º), às 9 horas, a inauguração da nova sede do Abrigo Provisório Municipal. O espaço, com capacidade para atender 20 pessoas, é uma instituição governamental de acolhimento de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, do sexo masculino e feminino, que se encontram em situação de risco. Este é um serviço temporário até que o jovem seja reinserido na família e sociedade.

O Abrigo Provisório funciona por 24 horas e atende crianças e adolescentes que estão sob medida protetiva, encaminhados pelo Conselho Tutelar, entre outras situações. O serviço funciona no município desde 1995, promovendo a reinserção escolar, oferecendo atividades no contraturno e inserção no programa Jovem Aprendiz. Atua junto aos internos uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogas e educadores que se revezam em turnos.

“Nossa intenção é que o adolescente seja inserido na comunidade próximo à família. Nossa principal proposta é essa, retorná-los aos pais ou família extensa, aos cuidados de parentes próximos. Há alguns casos que trabalhamos também com a emancipação do jovem que não consegue retorno familiar, depende da necessidade de cada caso”, explica a diretora do Abrigo, Jane Fermino Rodrigues.

No ano passado aproximadamente 180 crianças e adolescentes foram atendidas no espaço anterior, que era alugado e tinha uma estrutura menor do que a atual. “Toda a infraestrutura oferecida hoje, somada ao trabalho humano que realizamos, faz toda a diferença na vida dessas crianças e adolescentes”, pontua Jane, que trabalha no Abrigo há 13 anos. Toda a alimentação é fornecida pela Prefeitura, com acompanhamento de nutricionista. “Temos muitos casos que eles chegam muito magros e aqui ganham peso e saem mais saudáveis”, conta a diretora.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosa Maria Marques de Souza, destaca a importância dessa construção para os atendimentos. “Essa é uma unidade que estávamos aguardando muito. Lutamos para a construção desse Abrigo, uma vez que o novo espaço vai oferecer uma melhor infraestrutura, propiciando maior conforto aos usuários e também às técnicas que prestam atendimento individual. Tudo está dentro das normativas exigidas para atividades dessa natureza”, observou.

Estrutura

São 663 metros quadrados de área construída, que contempla seis dormitórios, sendo três na ala masculina e três na feminina, sala de atividades, banheiros adaptados, sala de convivência, refeitório, cozinha, área de lazer, lavanderia, almoxarifado, sala da direção, sala das psicólogas, sala da assistente social, sala de reunião, banheiros com chuveiro, sala multiuso, varanda, pátio, despensa, entre outras áreas internas. O custo total da obra foi de R$ 1.398.650,60, com recursos provenientes do município.