PREVENÇÃO

Campanha da vacinação contra a gripe imunizou 94% do público-alvo em Maringá

Campanha da vacinação contra a gripe imunizou 94% do público-alvo em Maringá
Campanha de Vacinação contra a Gripe terminou na sexta-feira (20)
A Secretaria de Saúde vacinou 78.979 pessoas dos grupos prioritários, o que representa 94,32% de imunizados. O índice geral está acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 80%. A 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou nesta sexta-feira (20). Considerando os pacientes crônicos, que não são contabilizados pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde vacinou 113.028 pessoas em Maringá.

Apenas dois grupos prioritários ficaram abaixo da meta do Ministério da Saúde, o das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, com a vacinação de 15.674 crianças, o que representa 78,94% do público; e das gestantes, com a aplicação de vacina em 2.371 grávidas, 64,22% do grupo.

Já o dos idosos ultrapassou o número previsto de vacinados, com a cobertura de 106,74% do grupo, o que representa 47.637 imunizados. Entre as puérperas, 586 foram vacinadas, sendo 96,54% do público. No dos trabalhadores de Saúde 12.937 receberam a vacina, totalizando 86,52%. Além destes grupos prioritários foram vacinados também as pessoas privadas de liberdade, os trabalhadores no sistema prisional e indígenas, e doentes crônicos.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais, também por doenças respiratórias com duração de 4 a 6 semanas e que, frequentemente, são associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia, especialmente em pacientes que apresentam condições e fatores de risco. O vírus C raramente causa doença grave.