PREVENÇÃO

Saúde alerta para importância da vacina contra Sarampo

Saúde alerta para importância da vacina contra Sarampo
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde continua vacinando a população contra o Sarampo, conforme preconiza o Ministério da Saúde. No mês passado, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, Maringá atingiu 99,62% imunizando 17.199 crianças contra o sarampo, com idade entre um e menores de cinco anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. A meta estipulada pelo município era vacinar 17.265 crianças.

A vacina de tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) é disponibilizada de segunda a sexta em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacina da secretaria. O esquema da vacina tríplice viral inicia com doze meses. Aos quinze meses, as crianças devem receber uma dose da vacina tetra viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela). Além das crianças, adultos também devem receber a imunização. Até 29 anos, devem comprovar, na carteirinha de vacina, ter recebido duas doses da vacina tríplice viral.

Entre 30 e 49 anos, é necessário receber apenas uma dose. Acima de 50 anos, realiza-se a vacina apenas em quem for viajar para áreas de surtos e sob orientação médica. A gerente de Epidemiologia da secretaria, Jussara Titato, ressalta que a população deve ficar atenta aos sintomas da doença. “É importante destacar que aqueles que apresentar tosse seca ou forte, febre, mal-estar, manchas vermelhas e dores nos músculos devem imediatamente procurar a unidade de atendimento mais próxima”, disse. Confira os endereços e telefones das UBSs no anexo ao lado.

BRASIL

O Ministério da Saúde atualizou na última quarta, 17, as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no país. Até o dia 15 de outubro, foram confirmados 2.192 casos. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas, com 1.776 casos e 7.801 em investigação, e em Roraima, com o registro de 330 casos da doença, sendo que 93 continuam em investigação.

Segundo o MS, os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017. Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (3), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (37); Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (17), Distrito Federal (01) e Sergipe (4). No Brasil, foram confirmados 12 óbitos por sarampo, sendo quatro óbitos no estado de Roraima, seis óbitos no estado do Amazonas e dois no Pará.