CURSO

Inscrições para o Programa Bom Negócio estão abertas

O Programa Bom Negócio Paraná, uma parceira da Prefeitura com o Governo do Estado, está com as inscrições abertas para cursos a distância e presenciais. As inscrições podem ser feitas até dia 28 de fevereiro com início das aulas no dia 29 de fevereiro.

Em relação ao curso presencial, as inscrições devem ser feitas através do telefone (44) 3221-1330 ou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, localizada no terceiro andar do Paço Municipal e falar com Cássia. “As vagas, tanto do curso a distância quanto o presencial, são limitadas e já estão acabando. O microempreendedor que tem interesse no curso deve se inscrever o mais rápido possível”, afirma a agente administrativa da Secretaria de Desenvolvimento, Cássia Mendonça. As aulas são de segunda a quinta-feira, das 19h30 às 22 horas, durante cinco semanas. O curso será ministrado na Incubadora Tecnológica de Maringá, Complexo do IBC localizada na Av. Centenário, 116, Zona 8.

Já as inscrições do Ensino a Distância (EAD) são realizadas apenas pelo site do Governo do Estado. O período das aulas do EAD será do 29 de fevereiro a 1º abril. As duas modalidades são gratuitas e o material do curso é fornecido aos alunos.

A capacitação oferece cinco módulos: Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Estratégica.

O programa

O programa, instituído em 2012, tem como principal objetivo o desenvolvimento socioeconômico do cidadão, capacitação na área de empreendedorismo e gestão e, também, fácil acesso

às linhas de crédito do Fomento Paraná. Em Maringá, são mais de 11 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) cadastrados no sistema do empreendedor, e a intenção é atingir mais de 3 mil MEIs com essa proposta.

As linhas de crédito, que são ofertadas ao microempresário que participam da capacitação, variam de 0,58% a 1,1% ao mês e serão ofertadas pelo Banco do Empreendedor da Agência de Fomento. Quanto mais capacitado o empreendedor, mais barato será o juro. Os recursos podem ser aplicados em capital de giro e na realização de obras, reformas, compra de móveis, instalações, montagens e aquisição de máquinas e equipamentos.

O programa Bom Negócio Paraná já ofertou 14 cursos presenciais, com mais de 400 microempresários participantes. No EAD, com 16 turmas, foram mais de 3 mil microempreendedores capacitados.