FISCALIZAÇÃO

Proprietários de terrenos notificados têm prazo de sete dias para regularizar a situação

Proprietários de terrenos notificados têm prazo de sete dias para regularizar a situação
Fiscalização foi realizada visando diminuição de focos de criadouros
A Secretaria de Saúde realizou durante o feriado a ação Carnaval Sem Dengue. O trabalho foi feito em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), a equipe de Fiscalização Integrada e a Vigilância Ambiental. Visando a diminuição de focos de criadouros em potencial do mosquito Aedes aegypti, foi feita a limpeza em terrenos municipais e a fiscalização nos imóveis particulares da cidade.

Diversos proprietários foram notificados e terão prazo de sete dias para regularizar a situação, providenciando a roçada de terrenos e limpeza dos imóveis. Em casos que o proprietário não realiza o serviço solicitado dentro do prazo, ele é multado por reincidência. Novamente não cumprindo o prazo, é necessário que a Prefeitura encaminhe uma equipe até o local para fazer o serviço de limpeza e roçada - o valor é acrescentado à multa emitida. Nesta ação, por exemplo, somente em um terreno, localizado no Jardim Nova América, foram recolhidos três caminhões de entulho.

No primeiro Lira do ano, realizado de 25 a 29 de janeiro, o resultado do Índice Geral de Infestação Predial (IIP) do município ficou em 0,9%, considerado risco baixo pela Organização Mundial de Saúde. O maior índice de criadouro do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus foi encontrado no lixo intradomiciliar, correspondendo a 47,9% dos focos. “O IIP do município é considerado de baixo risco, mas precisamos unir forças e ações para evitar que o índice aumente. A Organização Mundial da Saúde decretou emergência internacional em função do zika vírus e dos casos de microcefalia no Brasil, e por isso temos que reforçar o combate ao mosquito”, comentou a secretária de Saúde, Carmem Inocente.

Até a última sexta-feira (5), a Secretaria de Saúde de Maringá registrava 668 notificações e 38 casos confirmados de dengue.

Carnaval Sem Aids

A Secretaria de Saúde realizou ações de prevenção aos foliões neste Carnaval, com o intuito de orientar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e distribuir preservativos, panfletos e brindes. No sábado (6), o Carnaval Sem Aids foi feito na Praça Raposo Tavares, ponto tradicional de abordagem com a presença do ônibus do Centro de Testagem Anônima e Aconselhamento (CTA). As equipes também foram nas festas de rua promovidas pela Secretaria de Cultura e em bailes nos clubes. Para as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram encaminhados 4.600 folders, 8.826 preservativos e 2.216 brindes.