O projeto da Secretaria de Cultura, Convite ao Cinema, apresenta neste domingo (8), às 17 horas, o filme “O Ódio” na casa da Cultura. A entrada é gratuita e os participantes devem chegar 15 minutos antes da exibição. A classificação é de 16 anos. Após a apresentação o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, abre um debate sobre a obra.
Confira o texto de Campagnolo sobre o filme:Passados 20 anos de sua estreia bombástica em Cannes/95 (de onde saiu com o Prêmio de Direção), “O Ódio” possui a vitalidade e a urgência de um filme que parece estar sendo feito agora, neste exato instante que o “estado de coisas” na Europa, com o fluxo intenso de refugiados coloca na berlinda a tão aclamada “humanidade” do Velho Continente. Kassovitz (ótimo ator em filmes como “Um Herói Muito Discreto” e “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”) tinha 27 anos quando fez “O Ódio” e partiu de um episódio real de violência policial para colocar em cena a situação de imigrantes vivendo à sombra do Estado, na periferia de Paris. São três personagens em cena, Vinz, Said e Hubert que, depois de terem um amigo espancado pela polícia (e que está em coma num hospital), viverão um longa noite de violência, naquele que talvez seja o dia mais importante de suas vidas. Filmado em preto & branco, num estilo cinema-verdade, o filme atinge o espectador como um soco, através de cortes secos, da apurada edição e da atmosfera de tensão crescente que descamba numa violência inevitável. No desejo de falar sobre o seu tempo e seu lugar, Kassovitz (que nunca repetiria o sucesso estrondoso desse filme) fez um filme assustador e político o suficiente para manter-se sempre atual. Afinal, a violência policial está aí (no mundo) para provar a sua atemporalidade. E a periferia (do mundo) continua sendo palco de arbitrariedades fadando ao fracasso o famoso lema francês: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Tempos difíceis estes que vivemos.
ProjetoO Convite ao Cinema tem como objetivo a formação de plateia para obras cinematográficas importantes, clássicas e contemporâneas, e que possam suscitar discussões não apenas sobre o cinema, mas sobre assuntos pertinentes da atualidade. O projeto também terá sessões no auditório Hélio Moreira e no CEU das Artes, em Iguatemi. As exibições acontecerão aos domingos, às 17 horas, sempre com entrada franca.
Dia 08/11 - DomingoFilme: “O ÓDIO”(“La Haine”) França/1995/95min.Direção: Mathieu KassovitzElenco: Vincent Cassel, Hubert Kounde e Saïd TaghmaouiLocal: Casa da CulturaEndereço: Av. Sophia Ragulaeff, 693 (Jardim Alvorada)Horário: 17 horasClassificação 16 anosEntrada Franca