FESTA LITERÁRIA

Festa Literária inicia com palestra do escritor e jornalista Laurentino Gomes

Festa Literária inicia com palestra do escritor e jornalista Laurentino Gomes
Laurentino Gomes faturou seis vezes o Prêmio Jabuti de Literatura

O escritor e jornalista maringaense Laurentino Gomes ministrou a primeira palestra da Festa Literária de Maringá (FLIM) com o tema “A história e o Brasil de hoje”, acompanhada por centenas de pessoas. A Festa é promovida pela Secretaria de Cultura no Centro de Convivência Renato Celidônio, em parceria com diversas Secretarias, com programação variada até sábado (31).

Gomes agradeceu a receptividade calorosa e comentou que estava honrado por ser o homenageado da segunda edição da FLIM. “Tenho rodado o Brasil e não vi uma secretária de Cultura tão empenhada em promover eventos culturais como a Olga Agulhon”, comentou. O escritor citou outros autores maringaenses como A. A. de Assis, que foi homenageado na primeira Festa. “Maringá é uma cidade semeadora de bons exemplos e que lança pérolas preciosas ao mundo. Fico feliz em poder acompanhar esse crescimento cultural da cidade”.

Laurentino também contou sobre a sua infância em Maringá e citou os livros que escreveu na área de história do Brasil. “Faço um trabalho de semeador sobre a história do Brasil. Todos sabemos que o nosso país vive grandes dificuldades, com problemas em vários setores. Muitas pessoas questionam esse momento e as razões são grandes para isso, mas precisamos conhecer a história do Brasil para entender as dificuldades atuais. Somos uma continuidade burocrática da coroa portuguesa”.

O escritor também ressaltou que a sociedade que conhece a história de seu país entende melhor as questões atuais e pode usar esse conhecimento como ferramenta de construção do futuro. “Estudando o passado e olhando o presente podemos construir um futuro melhor e para formar esse País mais digno, precisamos criar leitores, incentivar a leitura desde os primeiros anos”.

Autor dos livros "1808", "1822" e "1889", Laurentino Gomes foi seis vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura e o seu livro “1808” foi eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Ao todo, suas obras já venderam mais de 2 milhões de exemplares no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos.

FLIM

Na FLIM os visitantes poderão comprar livros, adquirir lançamentos em editoras de livros e livrarias, algumas das maiores do País, participar de sessões de autógrafos, debates, mesas-redondas, seminários, encontro com autores, além de oficinas, leituras, narrações de histórias e da programação artística.

Serviço:

http://www.maringa.com/eventos/5902/LITERATURA+Festa+Literaria+de+Maringa+2015