CULTURA

"A Hora do Lobo" é atração do Projeto Convite ao Cinema neste domingo (25)

"A Hora do Lobo" é atração do Projeto Convite ao Cinema neste domingo (25)
"A Hora do Lobo" é um filme do grande Ingmar Bergman

O Projeto Convite ao Cinema exibe neste domingo (25), o filme "A Hora do Lobo", às 17h00, no Auditório Hélio Moreira (anexo ao Paço Municipal). O evento tem entrada franca e classificação de 18 anos. Projeto é coordenado por Paulo Campagnolo.

Filme: "A HORA DO LOBO" - ("Vargtimmen") Suécia/1968 – 90min. Direção: Ingmar Bergman. Elenco: Max Von Sydow, Liv Ullmann, Erland Josephson e Ingrid Thulin.

Num registro dos mais assustadores, o grande Ingmar Bergman (1918-2007) fez de "A Hora do Lobo" uma tremenda reflexão sobre o papel do artista na sociedade contemporânea e como esta mesma sociedade, afeita ao consumo, acaba por vampirizar e condenar a arte a um lugar onde a liberdade artística já não é mais possível. No foco central, temos o pintor Johan Borg (von Sydow) e sua esposa Alma (Liv Ullmann), que se refugiam numa ilha no Báltico para passarem alguns meses tranquilos e, quem sabe, ele retomar seu trabalho que há muito não consegue dar continuidade. "Condenado" à insônia e a pensamentos mórbidos, por conta de demônios do passado, Borg começa a ter alucinações que envolvem o Barão von Merkens, sua esposa e outros habitantes do castelo onde vivem. Para tornar a atmosfera ainda mais pesada, Alma também começa a ver "os demônios", mas diz que jamais desistirá de Johan – ficando acordada ao lado dele, todas as noites, até o dia amanhecer para, assim, ele poder ir dormir um pouco se afastando do terror que o domina. A hora do lobo, nos explica Bergman, "é a hora em que a maioria das pessoas morrem, quando o sono é mais profundo, quando pesadelos são mais reais É a hora em que o insone é assombrado por seu medo mais profundo, quando os fantasmas e demônios são mais poderosos. A hora do Lobo também é a hora em que a maioria das crianças nascem ". O projeto deste filme nasceu antes de Bergman realizar "Persona", sua obra-prima que fala sobre o papel do artista no mundo. De certa maneira, os dois filmes se completam. Com a fotografia de altos contrastes do mestre Sven Nykvist, de potência expressionista, o trabalho magnífico dos atores e a eterna luta entre o essencial e o provisório, "A Hora do Lobo" é um filme de terror dos mais intensos. (Paulo Campagnolo – Coordenador do Convite ao Cinema)