Convite ao Cinema exibe “No silêncio da noite” no auditório Hélio Moreira
A classificação é de 14 anos. Após a apresentação o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, abre um debate sobre a obra.

O projeto da Secretaria de Cultura, Convite ao Cinema, apresenta neste domingo (20), às 17 horas, o filme “No silêncio da noite” no auditório Hélio Moreira. A entrada é gratuita e os participantes devem chegar 15 minutos antes da exibição.
Confira o texto de Campagnolo sobre o filme:
Humphrey Bogart, a maior lenda do cinema americano. Nicholas Ray, o poeta dos desvalidos, do homem ferido, da juventude em transe. No segundo encontro entre ambos (“O Crime Não Compensa”, de 1949, foi o primeiro), surge “No Silêncio da Noite”, a perfeição! Em performance assustadora (talvez a maior de sua carreira), Bogart dá vida à Dixon Steele, um roteirista de cinema que está em baixa e que é chamado para adaptar um péssimo livro que resulte num filme popular, de baixa qualidade artística. Cínico, difícil e sempre com um arsenal de palavras maldosas, Dix acaba levando para a sua casa a garota da chapelaria, Mildred Atkinson (Martha Stewart), de um restaurante que frequenta - porque ela leu o livro e ele está cansado e quer que ela conte a história pra ele. Tarde da noite, depois da garota lhe contar a história “épica”, Dix, absolutamente entediado, lhe dá algum dinheiro para o táxi e pede para ela ir embora. Às cinco horas da manhã, Dix é acordado por um detetive da polícia, o sargent Brub Nicolai (Frank Lovejoy), de quem Dix fora comandante no exército, durante a guerra, que lhe pede para se dirigir até a delegacia e prestar um depoimento, por conta do assassinato de Mildred naquela madrugada. Mas Dix tem um álibi: sua vizinha, Laurel Gray (a “gloriosa” Gloria Grahame), que o viu se despedindo de Mildred naquela noite. Quando ela é chamada para prestar depoimento, os dois finalmente se conhecem. E logo surge alguma coisa que poderíamos chamar de amor. Mas a sombra da suspeita coloca-se entre eles, principalmente porque Dix é um homem muito, mas muito violento. Com diálogos extraordinários (e roteiro baseado no famoso livro de Dorothy B. Hughes), o clima típico do noir e a subversão que Ray faz disso, transformando o filme num grande drama, um estudo profundo de personalidade sobre os demônios internos de um homem massacrado pela corrupção moral que impera no chamado “show business” (e Hollywood, todo mundo sabe, é o centro desse “universo”), “No Silêncio da Noite” é uma obra-prima que tem como reflexo o seu contexto histórico (o início da paranoia da guerra fria) e a tentativa de desmitificar a “persona” de Bogart como o anti-herói durão, mas de coração mole. Aqui, vocês verão, Bogart é uma verdadeira “alma escura”. E Gloria Grahame tem um desempenho à altura de seu parceiro. Magnífico!
Projeto
O Convite ao Cinema tem como objetivo a formação de plateia para obras cinematográficas importantes, clássicas e contemporâneas, e que possam suscitar discussões não apenas sobre o cinema, mas sobre assuntos pertinentes da atualidade. O projeto também terá sessões na Casa da Cultura do Jardim Alvorada e no CEU das Artes, em Iguatemi. As exibições acontecerão aos domingos, às 17 horas, sempre com entrada franca.
Ficha técnica:
Dia 20/09 - Domingo
Filme: “No Silêncio da Noite”
(In a Lonely Place) EUA/1950/93min.
Direção: Nicholas Ray
Elenco: Humphrey Bogart, Gloria Grahame e Frank Lovejoy
Horário: 17 horas
Realização: Secretaria de Cultura de Maringá
Apoio: Jornal O Diário e Maringá.Com
Classificação 14 anos
Entrada Franca
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
- Siga o Maringa.Com no Canal do Whatsapp