CULTURA

Companhia de dança do Rio de Janeiro se apresenta no Teatro Calil Haddad neste domingo (23)

Companhia de dança do Rio de Janeiro se apresenta no Teatro Calil Haddad neste domingo (23)
Espetáculo 'Saudade de mim' começa às 20h30

A Focus Cia de Dança, uma das mais atuantes companhias de dança do Rio de Janeiro apresentará neste domingo (23) o espetáculo “Saudade de Mim”, às 20h30, no Teatro Calil Haddad. A entrada é gratuita e os convites serão distribuídos a partir das 19h30 na bilheteria do teatro. A classificação é de 14 anos.

“Saudade de Mim” reúne em um mesmo espetáculo dois ícones da cultura nacional: Candido Portinari e Chico Buarque. A apresentação inicia com os acordes de “Construção” levando para cena a vida de Pedro, Maria, Bárbara, Juca, Nina, entre outros personagens, que vêm de músicas distintas de Chico, e aqui se relacionam. Todos também habitam telas e ambientes criados por Portinari. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores, triângulos amorosos, indo e voltando através de referências a Chico e Portinari. A Focus Cia de Dança é dirigida e coreografada por Alex Neoral.

Para Alex Neoral, que está em cena também ao lado de Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Mônica Burity, Saudade de Mim é um divisor de águas na trajetória da Focus. “Senti a necessidade de mergulhar e trazer, mais concretamente, para a dança, a presença de outras linguagens artísticas que já se esboçavam em minhas criações anteriores. Os bailarinos, além de dança, tiveram o desafio de construir personagens, entrar em uma narrativa com cenas e situações delineadas”, destaca.

Turnês

Entre 2010 e 2011, a companhia se apresentou em 32 cidades francesas destacando a aclamada Bienal da Dança de Lyon em setembro de 2010. No exterior já levou sua arte também para Portugal, Itália, Alemanha e Panamá e no Brasil, para quase 60 cidades, entre capitais e cidades do interior. Em 2007 e 2008 seus trabalhos foram indicados entre os melhores do ano pelo Caderno B, do Jornal do Brasil. E em 2011 o trabalho “As canções que você dançou pra mim” foi eleito entre os 10 melhores pelo Jornal O Globo, e em 2012 pelo Guia da Folha de São Paulo, sendo um dos 3 melhores pela originalidade e simplicidade na opinião do júri especialista.