MÚSICA

Pianista franco-georgiano é atração no Festival Internacional de Música

Pianista franco-georgiano é atração no Festival Internacional de Música
Pianista Guigla Katsarava apresenta espetáculo 'Preto & Branco”
O pianista franco-georgiano Guigla Katsarava apresenta nesta quarta-feira (22) o espetáculo “Preto & Branco” no 1º Festival Internacional de Música de Maringá (Fimma), às 20h30, no Teatro Calil Haddad. A entrada é franca.

Nascido em Tbilissi, na Geórgia, o pianista Guigla Katsarava concluiu seus estudos musicais com distinção notável, completando o currículo pleno e obtendo os mais altos graus do Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, bem como no “Franz Liszt Hochschule”, de Weimar; e, finalmente, uma pós-graduação no “Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse”, em Paris.

Guigla Katsarava está em consonância com a grande tradição da escola russa de piano, embora tendo uma personalidade musical única. O lendário Lazar Berman descreveu suas interpretações como sendo “sempre impregnadas com uma verdadeira compreensão de estilo”, dando-lhes “um toque pessoal artístico”.

O artista tem realizado recitais, música de câmara e com orquestra em muitos países de toda a Europa, bem como nos territórios da ex-URSS, EUA, Brasil, Japão e no Oriente Médio.

Fimma

A apresentação integra a programação do Fimma que prossegue até sábado (25) e conta com espetáculos de artistas internacionais, oficinas de instrumentos de cordas e piano, concertos acadêmicos no Teatro Calil Haddad e apresentações no Hospital Municipal, Rede Feminina do Combate ao Câncer e no Instituto de Educação.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Cultura, com apoio da RPC, Unicesumar e participação da UEM. A direção artística do festival é de responsabilidade do maestro Jean Reis e da equipe de artistas professores que atuam em festivais internacionais no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.