CULTURA

''O Justiceiro'' é atração do Convite ao Cinema neste domingo (12)

''O Justiceiro'' é atração do Convite ao Cinema neste domingo (12)
'O justiceiro' tem no elenco Dana Andrews, Jane Wyatt, Lee. J. Cobb e Karl Malden

O projeto da Secretaria de Cultura, Convite ao Cinema, apresenta neste domingo (12), às 17 horas, o filme “O Justiceiro” no Auditório Hélio Moreira (anexo ao Paço Municipal). A entrada é gratuita e os participantes devem chegar 15 minutos antes da exibição. A classificação é de 14 anos. Após a apresentação o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, abre um debate sobre a obra.

Confira o texto de Campagnolo sobre o filme:

Antes de se tornar o célebre diretor de “Uma Rua Chamada Pecado” (51), “Sindicato de Ladrões” (54), “Vidas Amargas” (55) e “Clamor de Sexo” (61), entre outros - e antes de ter se tornado talvez o mais famoso delator no episódio vergonhoso do Caça às Bruxas americano -, Elia Kazan (1909-2003) já havia realizado um belo e sério trabalho de denúncia social com “O Justiceiro”. No seu terceiro filme, Kazan já demonstra certas habilidades que o colocariam, algum tempo depois, entre os mais importantes “renovadores” do cinema americano (juntamente com Nicholas Ray, Samuel Fuller e Robert Aldrich). Baseado num caso real, ocorrido nos anos 20, o filme acompanha a caçada a um criminoso que teria assassinado o padre da cidade. Preso o suspeito e, depois de dias de interrogatório (realizado à base de arbitrariedades motivadas pela pressão dos políticos locais), John Waldron (Arthur Kennedy) acaba confessando o crime e é levado a julgamento. Henry Harvey, o promotor público (papel de Dana Andrews, famoso por filmes como “Consciências Mortas” e “Laura”), contudo, na medida em que o processo todo se desenrola, acaba por duvidar da culpa de Waldron. Realizado como uma reportagem, o filme acabou ganhando a alcunha de “doc-noir” com o tempo. Com um roteiro enxuto e direção equilibrada, Kazan realiza um vigoroso estudo sobre a mentalidade de uma pequena cidade cujas premissas políticas ultrapassam a ética e querem derrotar a justiça com os interesses pessoais acima do coletivo. Quer dizer, nada de muito novo para nós. E, convenhamos, cada país tem os políticos que o povo merece (ops! que o povo elege, eu quis dizer). No mais, “O Justiceiro” é um filme empolgante - coisa rara hoje em dia.

Projeto

O Convite ao Cinema tem como objetivo a formação de plateia para obras cinematográficas importantes, clássicas e contemporâneas, e que possam suscitar discussões não apenas sobre o cinema, mas sobre assuntos pertinentes da atualidade. O projeto também terá sessões na Casa da Cultura do Jardim Alvorada e no CEU das Artes, em Iguatemi. As exibições acontecerão aos domingos, às 17 horas, sempre com entrada franca.

Ficha técnica:

Dia 12/07 - Domingo
Filme: “O JUSTICEIRO”

(“Boomerang”) EUA/1947 - 88 min.

Direção: Elia Kazan

Elenco: Dana Andrews, Jane Wyatt, Lee. J. Cobb e Karl Malden

Local: Auditório Hélio Moreira

Endereço: Av. XV de Novembro, 701 (anexo à Prefeitura)

Horário: 17 horas

Realização: Secretaria de Cultura de Maringá

Apoio: Jornal O Diário e Maringá.Com

Classificação 14 anos

Entrada Franca