O projeto da Secretaria de Cultura, Convite ao Cinema, apresenta neste domingo (5), às 17 horas, o filme “Mortalmente Perigosa” no Auditório Hélio Moreira (anexo ao Paço Municipal). A entrada é gratuita e os participantes devem chegar 15 minutos antes da exibição. A classificação é de 14 anos. Após a apresentação o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, abre um debate a respeito da obra.
Confira o texto de Campagnolo sobre a obra:De Godard a Arthur Penn, a influência de “Gun Crazy” é devastadora. Trata-se de um dos mais cultuados filmes da história, realizado com um máximo de despojamento e ritmo alucinante, chamado por alguns críticos de “drama existencialista disfarçado de filme noir” (e não seriam, todos os filmes noir, intensos dramas existencialistas?), idolatrado pelos franceses e erótico no limite do permitido para a época. O “tiro” certeiro do diretor Joseph H. Lewis (1907-2000) coloca em cena um dos símbolos da cultura americana: a arma de fogo e o fascínio que exerce nas pessoas. No início veremos o garoto Bart Tare roubando um revólver de uma loja. Confinado numa instituição para menores, Bart (John Dall) retorna à sua cidade anos depois e, com alguns amigos, vai até um parque de diversões onde ele irá conhecer Annie Laurie Star (a sensacional Peggy Cummins), a estrela de um show que desafia a plateia com números de tiro ao alvo. Logo que entra em cena, Annie Laurie se detém em Bart (que fica hipnotizado) e consta que o diretor Lewis teria dado a seguinte indicação para a motivação dos personagens: “John, o seu pênis não está à disposição facilmente. Peggy, você é uma cadela no cio, mas não tenha pressa. Deixe-o esperando”. E o que veremos a seguir, nas palavras do escritor e diretor Ado Kyrou, é “um filme admirável que demarca claramente o caminho que leva do amor louco à revolta enlouquecida”. Bart e Annie Laurie seguirão uma carreira de crimes com uma fúria selvagem e trágica. Repleto de cenas antológicas, improvisos insuspeitos e polêmicos, roteiro “arrumado” por Dalton Trumbo, baseado numa história real publicada na famosa Reader′s Digest, pouco dinheiro e muita criatividade, “Mortalmente Perigosa” é um noir desvairado que deixa todos os filmes posteriores sobre o mesmo tema com uma enorme dívida.
ProjetoO Convite ao Cinema tem como objetivo a formação de plateia para obras cinematográficas importantes, clássicas e contemporâneas, e que possam suscitar discussões não apenas sobre o cinema, mas sobre assuntos pertinentes da atualidade. O projeto também terá sessões na Casa da Cultura do Jardim Alvorada e no CEU das Artes, em Iguatemi. As exibições acontecerão aos domingos, às 17 horas, sempre com entrada franca.
Ficha técnica:Dia 05/07 - DomingoFilme: “Mortalmente Perigosa”
(“Gun Crazy”) EUA/1949 - 87min.Direção: Joseph H. LewisElenco: Peggy Cummins e John DallLocal: Auditório Hélio MoreiraEndereço: Av. XV de Novembro, 701 (anexo à Prefeitura)Horário: 17 horasRealização: Secretaria de Cultura de MaringáApoio: Jornal O Diário e Maringá.comClassificação 14 anosEntrada Franca