ECONOMIA

Empresários estão otimistas com as vendas no segundo semestre, segundo pesquisa

Empresários estão otimistas com as vendas no segundo semestre, segundo pesquisa
Indústria é o segmento mais otimista com 84%

Uma pesquisa feita pelo Departamento de Pesquisa e Estatística da Acim (Depea) entre os dias 21 de maio e 15 de junho encontrou otimismo entre os empresários maringaenses para as vendas no segundo semestre. É o que disseram 59% dos entrevistados. Os pessimistas somaram 21%, enquanto 19% dos empresários declararam-se indiferentes.

O segmento mais otimista para as vendas no segundo semestre de 2015 é a indústria,com 84%. Já o comércio varejista lidera entre os pessimistas, alcançando o percentual de 28%.

De acordo com 16% dos associados entrevistados, as vendas aumentaram no segundo trimestre, enquanto 38% afirmam que as mesmas ficaram estáveis. Para 46% deles, no entanto, as vendas diminuíram.

Com 77% de aumento nas vendas nos últimos três meses, o comércio atacadista foi o que apresentou o maior percentual.Dentre as 65 empresas que disseram que as vendas diminuíram nos últimos três meses, 51% são comércio varejista.

Por meio de contato telefônico, os pesquisadores buscaram a opinião de 140 empresários do comércio varejista, da prestação de serviços, da indústria e do comércio atacadista sobre a expectativa de vendas, avaliaram as vendas dos últimos três meses do primeiro semestre, as contratações de funcionários e os investimentos nas empresas.

Outros dados da pesquisa:

• 74% pretendem manter o quadro atual de funcionários no 2° semestre de 2015 e 19% pretendem aumentar o quadro atual;

• 79% disseram que não pretendem investir no 2° semestre;

• 18% pretendem investir nas instalações e 15% em nova linha de produtos;

• 55% estão pessimistas com o cenário econômico brasileiro;

• 20% disseram que as dificuldades previstas para o segundo semestre de 2015 é o aumento no custo das mercadorias, seguido da carga tributária elevada com 17%.