CULTURA

Roda de choro é levada para espaços públicos

Roda de choro é levada para espaços públicos
Projeto vai até a Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto nesta sexta (15)

O projeto Roda de Choro Itinerante está promovendo a música instrumental brasileira através de apresentações didáticas e rodas de choro em espaços públicos de Maringá e seus distritos. O projeto é viabilizado com recursos municipais através da lei de incentivo cultural “Prêmio Aniceto Matti”.

Nesta sexta-feira (15), às 14 horas, o projeto vai até a Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto (Avenida Horácio Raccanello, nº 6090, Novo Centro) com apresentação didática. No domingo (17), às 10 horas, acontece a roda de choro na Praça Central do distrito de Floriano onde a comunidade poderá participar.

O projeto prossegue até 23 de agosto quando será apresentado na Praça da Catedral espetáculo com os chorões Izaias do Bandolim e Israel Sete Cordas. Ao final do projeto será gravado um CD com composições somente de maringaenses, a ser disponibilizado gratuitamente na internet juntamente com um documentário das atividades.

Choro

Conhecido popularmente de chorinho, o choro é um gênero de música popular e instrumental brasileira, surgido no Rio de Janeiro no século XIX. Ao longo do tempo se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional e que pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira.