ESPORTE

Africanos vencem a prova Rústica Tiradentes e brasileiros ficam com a sexta colocação

Africanos vencem a prova Rústica Tiradentes e brasileiros ficam com a sexta colocação
Etíope Yohannes Bogale Meless foi o primeiro a cruzar a linha de chegada

Os africanos foram os grandes vencedores da 41ª edição da Prova Rústica Tiradentes. Os brasileiros mais bem colocados conquistaram a 6ª posição, tanto no masculino, com Elessandro Aparecido de Oliveira fazendo um tempo de 30’49” quanto no feminino, com a atleta Tatiana de Souza Araújo (35’19”).

O etíope Yohannes Bogale Meless foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 29’22”, seguido dos quenianos Mathew Kiptoo Cheboi (29’25”) e Jacob Kemboi Kiprotich (29’51”). O quarto lugar ficou para a Tanzânia, com o atleta Nelsom Priva Mbuya fazendo o tempo de 29’56” e o quinto para o marroquino Zakaria Boudad (30’04”).

Na categoria feminina a vencedora foi a etíope Tewebech Yemenu Demse, com o tempo de 34’12”. Em segundo lugar ficou a queniana Gladys Kataron Kip’lagt (34’29”), seguida pela queniana Ednah Mukhwana (34’36”), Consolata Cherotich (34’36”), também do Quênia e Fadhila Salum Samwe (34’53”), da Tanzânia.

Quase 5 mil atletas disputaram a prova, que atraiu um grande público para a avenida 15 de Novembro, em frente à Prefeitura, no trecho de largada e chegada da competição. A competição foi acompanhada por um público numeroso e entusiasmado. Também participaram do evento autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade.

Estrutura

O diretor da prova, Jorge Soriano Inocente, calcula em mais de 300 pessoas na organização do evento entre pessoal das secretarias municipais, equipes de apoio médico, estagiários e voluntários.

“Iniciamos o atendimento aos atletas na sexta-feira, com a distribuição dos chips até o momento da premiação”, explicou. Durante a prova além dos veículos de apoio os atletas foram acompanhados durante todo o percurso por uma ambulância da Unimed, que também esteve no local da prova durante todo o dia para prestar atendimento médico aos competidores.

A secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclezia de Araújo, agradeceu todos os envolvidos na realização da prova e em especial os atletas. “Mais uma vez a Prova Tiradentes foi uma grande festa do esporte, reunindo atletas de alto nível e os amadores que fazem o sucesso da competição”, afirmou a secretária destacando o envolvimento de uma grande equipe na realização da prova.

História

A Prova Tiradentes é o evento esportivo mais tradicional de Maringá, movimentando milhares de corredores de todo país e competidores internacionais. Além do destaque com os atletas de alto nível a prova movimenta as equipes esportivas e os milhares de corredores amadores batendo recorde de inscritos a cada edição. Este ano foram mais de 4.780 atletas em todas as categorias.

A competição chega à 41ª edição com histórias que marcaram a Prova Tiradentes. Criada por iniciativa do 4º Batalhão, a prova foi disputada pela primeira vez em 1975. Foram ao todo 30 vencedores diferentes na categoria masculina, 24 brasileiros e seis estrangeiros e 27 ganhadores na prova feminina, 23 brasileiras e quatro atletas estrangeiras. As últimas edições tem sido dominadas por atletas africanos de países como o Quênia e Tanzânia, de grande tradição na modalidade.

A prova teve início com percursos de 4.800 metros, passando para 6.000, chegando a ter na 20ª, 21ª e 22ª edição 12.000 metros, voltando posteriormente aos atuais 10 mil metros.

No início a largada era na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a XV de Novembro. Por volta das 20 horas, no dia 21 de abril do primeiro ano de realização da prova, aproximadamente 100 atletas participaram. As primeiras provas Tiradentes eram disputadas em 3 voltas, partindo na junção das duas avenidas e indo até a praça Presidente Kennedy, sendo contornada toda a rotatória e retornado ao ponto de partida no percurso de 4.800 metros.

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp), assumiu a coordenação do evento em 1990 e sete anos depois a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) reconheceu a prova, que se tornou oficial para o órgão que desenvolve a modalidade no Brasil. Assim todo o percurso e as medidas se tornaram oficiais e os tempos passaram a ser válidos para o ranking nacional de corredores de rua.

Apenas na 25ª edição, no ano de 1999, começaram a ser utilizados os chips para a cronometragem dos tempos de cada atleta. E a prova chegou a ser disputada em duas edições (1997 e 1998) na Avenida Tuiuti, com largada e chegada em frente ao atual Hipermercado Big.

Entre os ilustres vencedores, nomes como Vicente Pimentel Dias, Elenilson Silva, os quenianos Titus Kibbi, Stanley Kipchirchir, o tanzaniano Ismael Juma Gallet, além do medalhista olímpico em Atenas 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima.

Na prova das mulheres, Marcia Narlock, Maria Zeferina Baldaia, Eunice Kirwa, Paskalia Chepkoirir e Marizete Paula Rezende foram as vencedoras de maior destaque nas 40 edições da Prova Tiradentes.

Prova Menores

Mais de 500 atletas das categorias menores competiram na Prova Rústica Tiradentes, no sábado (25). As disputas das categorias mirim, menores, pré-mirim e sub-11 reuniram atletas e familiares na pista de atletismo da Vila Olímpica. Os três melhores atletas de cada categoria receberam troféus e os demais que completaram a prova ganharam medalhas.

As disputas foram organizadas por categorias e por sexo. Os atletas mirins correram 250 metros, os menores correram 400 metros. Os atletas com melhor tempo nessas disputas foram premiados logo após as corridas. Os pré-mirins correram 150 metros e os da categoria sub-11 correram 60 metros. Os melhores atletas dessas categorias foram classificados e disputaram a prova final, que premiou os três primeiros colocados. Muitos atletas estavam acompanhados por familiares, que fazem da prova Rústica Tiradentes um grande espetáculo.

Serviço

A classificação geral da Prova Rústica Tiradentes será disponibilizada para consulta na Internet no site da Prefeitura de Maringá - www.maringa.pr.gov.br, no banner da prova ou direto no link http://venus.maringa.pr.gov.br/provatiradentes/