CINEMA

Indicado ao Oscar, documentário sobre Sebastião Salgado estreia nesta quinta-feira (16) em Maringá

Indicado ao Oscar, documentário  sobre Sebastião Salgado estreia nesta quinta-feira (16) em Maringá
Filme ilustra trajetória do renomado fotógrafo

O documentário "O Sal da Terra", sobre a vida e obra do artista brasileiro Sebastião Salgado, entra em cartaz nesta quinta-feira pelo Projeto Belas Artes no Cineflix, do Maringá Park Shopping. O filme ilustra a longa trajetória do renomado fotógrafo e apresenta seu ambicioso projeto "Gênesis", expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas. O resultado deste trabalho estava até o início do mês em exposição no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

O filme é dirigido pelo renomado cineasta alemão Wim Wenders em parceria com o filho de Salgado, Juliano Ribeiro Salgado, que faz sua estreia atrás das câmeras em longas-metragens. "O Sal da Terra" teve sua première na última edição do Festival de Cannes, de onde saiu premiado na mostra Un Certain Regard e foi considerado o melhor filme por voto popular no Festival de San Sebastián, na Espanha.

O filme ainda foi concorrente ao Oscar deste ano na categoria Melhor Documentário, mas foi preterido pelo elogiado "CITIZENFOUR", sobre o vazamento das informações do governo dos Estados Unidos descobertas por Edward Snowden no episódio que ficou conhecido como Wikileaks.