SAÚDE

HU recebe verba para centro de oncologia

O Hospital Universitário de Maringá dá um passo importante para o atendimento de pacientes com câncer, graças ao repasse de R$ 120 mil, destinados à implantação de um centro de alta complexidade em oncologia.

Os recursos são do Ministério da Saúde e foram viabilizados pelo deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB), por meio de emenda individual.

O deputado esteve, sexta-feira (27), no Hemocentro Regional de Maringá para formalizar a entrega dos recursos.

Na ocasião, visitou alguns setores do Hemocentro e declarou-se satisfeito com as ampliações e modernizações.

“É gratificante constatar que as verbas públicas estão sendo bem empregadas”, declarou.

E acrescentou, “esta não é a primeira vez que viabilizo recursos para o HU e espero continuar contribuindo”.

O reitor da UEM, Gilberto Pavanelli, também presente na solenidade, declarou que Odílio Balbinotti tem sido um bom parceiro da UEM e do HU no sentido de trazer recursos para projetos importantes, como este do centro de oncologia.

O reitor explicou que será construído um bloco anexo ao HU para abrigar este centro, que permitirá o atendimento integral ao paciente com câncer.

“Hoje o hospital está capacitado para definição do diagnóstico da doença e procedimentos cirúrgicos, mas não oferece o tratamento quimioterápico”, lembrou Pavanelli.

Segundo o reitor, além dos recursos de emenda do deputado Odílio Balbinotti, o projeto também conta com uma verba liberada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

No total, são R$ 340 mil destinados para estrutura física e equipamentos.

O projeto da Rede foi implantado dentro de uma iniciativa do Governo do Estado, com a participação da Seti e um trabalho de cooperação entre Universidades Estaduais de Maringá, Londrina e Cascavel.