Homenagem máxima da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), a comenda Américo Marques Dias será entregue em abril para um dos ex-presidentes da entidade e um dos maiores defensores do associativismo, Jefferson Nogaroli. A homenagem é uma forma de reconhecer todo o trabalho que Nogaroli desenvolveu em duas gestões à frente da ACIM. A comenda será entregue em 9 de abril, às 20 horas, no Moinho Vermelho, em Maringá.Em suas gestões na Associação Comercial (1998/1999 e 2000/2001), Nogaroli foi um dos principais incentivadores da criação do Sicoob, cooperativa de crédito que ele atualmente preside no Paraná (Sicoob Central Unicoob). Ele conta que na presidência da entidade, precisou dividir a ACIM em instituição e empresa. “A instituição não podia dar prejuízo e a outra parte tinha que dar lucro, porque se não tivesse lucro, não poderia ter bons executivos. Fiz uma pesquisa de opinião e tratei o associado como cliente. Na época a entidade oferecia serviço de copiadora que não era mais necessário. Acabei com estruturas que não estavam agregando valor nem para a instituição, nem para a empresa ACIM e muito menos para o associado”, conta.A criação do Sicoob, aliás, foi para suprir uma demanda da classe empresarial. “Fizemos uma pesquisa junto a nossos associados, e uma das grandes reclamações era que o juro era muito caro para a pequena empresa. Então, descobrimos que em Minas Gerais tinha uma Associação Comercial que havia criado uma cooperativa de crédito. Em 1999 constituímos o Sicoob Metropolitano, com 27 cooperados, R$ 35 mil de capital e R$ 200 mil de depósito”.Também foi durante a gestão dele que foi criada a Fundacim, o instituto de responsabilidade social, e houve uma mobilização bem-sucedida para que a Gol Linhas Aéreas passasse a operar na cidade.Nogaroli já foi presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e do Sebrae/PR. E tem sido um grandes incentivadores do associativismo no Paraná.
Vida empresarialNo Brasil, a história da família Nogaroli começou em 1982, impulsionada pelo sonho do imigrante italiano, Valdir Nogaroli - pai de Jefferson - de vencer no novo país. Para isso, ele decidiu abrir o Supermercados São Francisco. A primeira loja foi instalada no bairro das Palmeiras, em Maringá.Depois, a empresa fundou mais 16 lojas em dois estados. Jefferson sempre trabalhou na empresa ao lado dos irmãos e do pai.Em 2010, a fusão com outra rede de supermercados, o Cidade Canção, deu origem a Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD). A mudança deu tão certo que, hoje, a companhia tem lojas distribuídas nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Estruturada em multiformatos, a rede compreende o Cidade Canção, o São Francisco e o Cooper Rede.
A comendaA Comenda Américo Marques Dias, que leva o nome do primeiro presidente da ACIM, foi criada em 2003, e como é uma homenagem especial, a decisão de escolha dos outorgados fica a cargo dos presidentes dos conselhos de Administração e Superior da ACIM, desde que aprovada pela diretoria – também não há periodicidade definida para ser entregue.O primeiro a receber foi Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro arcebispo da cidade (em 2003). O segundo foi o advogado e ex-prefeito de Maringá, Adriano José Valente (em 2007). O terceiro foi o agropecuarista Joaquim Romero Fontes, que compôs a missão empresarial que propôs a emancipação política de Maringá e foi um dos fundadores da Sociedade Rural de Maringá (em 2008). O quarto comendador foi o pioneiro e ex-presidente da ACIM Manoel Mário de Araújo Pismel (em 2013).