GERAL

Reunião vai incentivar empresários a participar de licitações

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e a Prefeitura, com o apoio do Observatório Social, realizarão, na próxima segunda-feira, dia 17, uma reunião com empresários de vários ramos de atividade que tenham interesse em participar de licitações do município.

A reunião será no auditório Ângelo Planas, na ACIM, a partir das 14 horas, quando o prefeito Silvio Barros lançará, pessoalmente, uma licitação para a compra de suprimentos para várias secretarias municipais. Silvio Barros fará também um retrospecto das licitações que vêm sendo realizadas e apresentará dados que mostram que as empresas vencedoras têm recebido os pagamentos em dia, compromisso, segundo o prefeito, que será honrado e mantido pela atual administração. Serão licitados milhares de itens, que incluem materiais de expediente, higiene, limpeza, copa, cozinha, alimentos e gás (GLP), que somam mais de R$ 900 mil.

O objetivo desta licitação, especificamente, é centralizar as compras de insumos utilizados por todas as secretarias da Prefeitura, medida sugerida pelo Observatório Social para evitar distorções de preços e garantir que o município realize um processo transparente e mais rápido.

Até hoje, as compras eram realizadas em cada secretaria. Com a compra centralizada, o município terá mais facilidade para unificar preços, diminuirá o tempo gasto com burocracia, os investimentos e as possibilidades de falhas.

Com essa licitação a Prefeitura pretende, ainda, ampliar o número de fornecedores e, com isso, conseguir preços mais justos e que proporcionem economia para os cofres públicos. A idéia é também ampliar a divulgação para que os empresários de Maringá sintam-se estimulados a participar de licitações como forma de diversificar seu mercado de atuação e de aumentar as alternativas de faturamento.

Para o presidente da ACIM, Carlos Tavares, “sem dúvida, a Prefeitura é um dos maiores clientes de Maringá. Esta será uma grande oportunidade para os empresários venderem quantidades significativas de produtos, e com os pagamentos garantidos pela administração municipal”.

ACIM, Observatório Social e Sebrae apóiam iniciativa

Esta iniciativa da Prefeitura de Maringá está recebendo total apoio da ACIM, que, inclusive, já ajudou a fazer o levantamento de preços dos produtos que serão licitados.

Durante a reunião da próxima segunda-feira, a ACIM, o Observatório Social e o Sebrae apresentarão um projeto de assessoramento para os empresários que tenham interesse em participar das licitações da Prefeitura.

A ACIM manterá um colaborador em contato permanente com as empresas para estimular a participação nas licitações. O Sebrae e o Observatório Social estão trabalhando em parceria num projeto para que um consultor fique à disposição dos empresários interessados em participar e que não tenham experiência na montagem do processo exigido em uma licitação.

ACIM