NATAL

Programação do Natal Maringá termina nesta terça-feira (6)

A programação do Natal Maringá se encerra nesta terça-feira (6), Dia de Reis, com a apresentação especial do grupo de Folia de Reis nas seis praças onde os presépios da Estrela de Davi foram montados. O grupo que mantém a tradição portuguesa de origem católica na cidade, Companhia de Reis Unidos com Fé, vai se concentrar em frente a Catedral por volta das 16h15, com encerramento do trajeto às 19h10, na Vila do Papai Noel.

Fundada em 1990, a Companhia de Reis Unidos com Fé foi o único grupo de Folia de Reis que manteve o legado com o passar dos anos na cidade. Formado por aproximadamente 20 pessoas, os integrantes iniciaram a festa popular no dia 24 de dezembro com saída da Paróquia Nossa Senhora do Rosário após a Santa Missa.

A chegada da bandeira dos três Reis Magos será no dia 10 de janeiro, às 17 horas, na Capela Nossa Senhora Aparecida localizada na Avenida Guaiapó, Conjunto Requião. Anualmente a companhia chega a visitar cerca de 400 casas na cidade, sempre levando adiante a mensagem do Menino Jesus, de Maria e dos três Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar. A representação é acompanhada de muitas cores, máscaras e cânticos para representar a viagem dos Reis Magos até a manjedoura onde Jesus nasceu.

A secretária de cultura, Olga Agulhon, destaca que a tradição da Folia de Reis em Maringá é preservada pelo grupo. “A festa é uma forma simbólica de estreitar os laços fraternais entre a comunidade, através da música, da oração, da dança e da alimentação”, diz.

Passeios

Acompanhando o cronograma do Natal Maringá, o trenzinho do Caminho dos Presépios funciona até esta terça-feira (6) também. O valor por pessoa para o passeio é de R$ 5, dinheiro que será revertido para entidades assistenciais do município. A atração tem quatro horários de partida, saindo da Praça da Catedral às 18 horas, 19h30, 21 horas e 22h30.

A Nipo Jardineira que cumpre o trajeto do Parque do Japão funcionará até o dia 11 de janeiro, com saída da Praça da Catedral seguindo até o parque, que permanece decorado e oferecendo happy hour com pratos típicos todas as noites. A Nipo Jardineira funciona em três horários: 18h30, 19h30 e 20h30.

Roteiro da Folia de Reis com horários aproximados:

16h15 - Reunião da Companhia de Reis Unidos com Fé, em frente à Catedral

16h30 - Saída do grupo, de jardineira, da Catedral

16h40 - Visita ao presépio "A Alma do Natal Reflete Você", do artista Renê Meyring, na Praça José Bonifácio - Av. Brasil (em frente à Somaco)

17h10 - Visita ao presépio "Paz na Terra", da artista Majô Baptistoni, na Praça dos Expedicionários - Av. Rio Branco (em frente ao Café Cremoso)

17h35 - Visita ao presépio "A Misericórdia de Deus aos Homens", da artista Joseane Bornelli, na Praça dos Sertões - Av. Euclides da Cunha - Zona 04 (em frente da Rádio Pinga Fogo)

18h - Visita ao presépio "A Alegria do Amor", do artista Jurandy Augusto da Costa, na Praça Todos os Santos - Av. JK x Av. Cerro Azul - Zona 02 (em frente ao Teatro Reviver)

18h25 - Visita ao presépio "Presépio do Renascimento", do artista Rogério Carniato, na Praça Regente Feijó - Av. Paissandú - Zona 03 (no Centro Esportivo da Vila Operária)

18h50 - Visita ao presépio "Shalom", do artista Antônio Tramarin, na Praça Rocha Pombo - Av. Brasil x Av. Pedro Taques

19h10 - Encerramento na Vila do Papai Noel - Praça Napoleão Moreira da Silva