SAÚDE

UBS Amiga do Trabalhador será lançada na segunda-feira (8)

UBS Amiga do Trabalhador será lançada na segunda-feira (8)
UBS do Quebec passa a atender até as 21h30

A Prefeitura lança na segunda-feira (8), a Unidade Básica de Saúde Amiga do Trabalhador (UBSAT), passa a funcionar na UBS Quebec. A UBSAT visa o atendimento ao usuário adulto, que nem sempre encontra tempo durante o horário de atendimento normal das unidades. Para isso, a UBS Quebec ganhou uma nova equipe de profissionais e vai expandir o horário de atendimento até as 21h30. O lançamento da UBSAT será às 19 horas, na UBS Quebec.

O objetivo geral do novo serviço oferecido pela administração é garantir a atenção integral à saúde básica com um horário alternativo de atendimento. A UBSAT visa também, prestar assistência multiprofissional em saúde à população trabalhadora, usuária do SUS, além de ampliar o vínculo dos trabalhadores nas UBS; realizar atividades de prevenção e promoção à saúde aos trabalhadores; e aumentar a captação dos agravos de importância epidemiológica, tais como as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), bem como as DST/HIV/Aids, hepatites, entre outras.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, reforça que o atendimento no horário especial será destinado à população adulta, trabalhadora, preferencialmente com agendamento prévio pela Unidade Básica de referência do usuário. “Não será uma Unidade de Pronto Atendimento, uma UPA, não sendo, portanto, referência para atendimentos de urgência e emergência. Para estes atendimentos, o acesso continuará sendo as UPAs Zona Norte e Zona Sul”, alerta o secretário.

A população que for atendida na UBSAT Quebec não deverá perder o seu vínculo com a Equipe Saúde da Família da área de abrangência da sua residência. O usuário, explica Nardi, continua tendo como referência a UBS da região onde mora, e quando necessário terá agendamento na UBSAT. “Estamos criando uma alternativa de atendimento ao trabalhador, que não tem como buscar os serviços da atenção básica durante o horário normal de atendimento das UBS”, lembra Nardi.

A Unidade Básica de Saúde Amiga do Trabalhador vai oferecer praticamente todos os serviços normais das UBS. Serão realizadas consultas médicas agendadas e de livre demanda para os casos de urgência (quando necessário); consultas de enfermagem; investigação do nexo causal com a atividade laboral; investigações epidemiológicas, com o preenchimento das fichas epidemiológicas; procedimentos de enfermagem como vacina, administração de medicamentos, inalação e tratamentos de feridas, entre outros; coleta de preventivo para usuárias que não podem comparecer no horário normal de atendimento das UBS, intensificação à solicitação de mamografias e PSA de acordo com os protocolos; testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis; entrega de medicamentos e insulina; Acolhimento com Classificação de Risco; ou procedimentos odontológicos agendados e de urgência quando necessários.

A UBSAT vai realizar ainda trabalho de grupos, como de combate ao tabaco; ações de saúde mental, encaminhamentos a outros serviços; ações de prevenção e de promoção da saúde e orientações gerais e educação em saúde. Para implantar a UBSAT a Secretaria de Saúde ampliou a equipe da Unidade Quebec, que passa a contar com mais um clínico geral, odontólogo, enfermeiro, auxiliares e técnicos.