SETRANS

Implantação de digitalização de processos agilizará atendimento

A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) está implantando a digitalização com o objetivo de agilizar o atendimento à população. O processo teve início no setor de Recursos de Multas de Trânsito e promete reduzir o volume de documentos em papel impressos diariamente, gerando economia e contribuindo com o meio ambiente. O sistema será lançado nesta terça-feira (11), às 9 horas, na sede da secretaria (avenida Gastão Vidigal - antigo Aeroporto).

Todos os documentos referentes aos processos de multas de trânsito (recursos, indicação de condutor, solicitação de cópia) passarão a tramitar internamente na Setrans através do Portal de Gestão Documental (PGD). Os documentos entregues na forma física pelos contribuintes no balcão de atendimento via protocolo serão digitalizados para que em seguida toda a tramitação ocorra na forma digital.

Segundo o secretário de Trânsito e Segurança, Ideval Oliveira, a intenção é agilizar o atendimento e gerar maior confiabilidade ao modo operacional de trabalho, além de garantir a integridade e segurança das informações prestadas pelos contribuintes. “Os julgamentos de Defesa da Autuação e Recurso à Jari ocorrerão em ambiente virtual e online, permitindo aos funcionários inserir as assinaturas digitais ou login nos despachos”.

Após a conclusão dos processos, os documentos originais permanecerão sob a guarda da empresa prestadora dos serviços, podendo ser consultados a qualquer tempo, além disso um banco de dados com a digitalização de todos os documentos estará à disposição da Secretaria, agilizando a extração de cópias e economizando o espaço físico na secretaria.

Procedimentos que serão virtualizados na etapa inicial do projeto:

Apresentação de condutor

Defesa da Autuação

Recurso à Jari

Adendo

Solicitação de cópia