ESPORTE E LAZER

Cerca de 100 pessoas participam das aulas gratuitas de pilates.

Cerca de 100 pessoas participam das aulas gratuitas de pilates.
Projeto Pilates auxilia na prevenção de doenças
Desenvolvido desde julho pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Sesp), o Projeto de Pilates oferece à população atividades que auxiliam na prevenção de doenças, fazem manutenção da saúde e trazem qualidade de vida. A atividade, que é gratuita, atende cerca de 100 pessoas.

As aulas de Pilates são realizadas às terças e quintas-feiras, no Ginásio Valdir Pinheiro-Vila Olímpica. Nas quartas e sextas-feiras, a atividade é oferecida no Centro Esportivo São Silvestre e no Centro Esportivo da Vila Operária.

Neusa Oliveira, que participa das aulas na Vila Olímpica, está gostando dos resultados da atividade. "Faço caminhada frequentemente, mas quando soube das aulas de Pilates me interessei em fazer para fortalecer a musculatura. Achei bem bacana a Prefeitura oferecer esse tipo de projeto para a população".

Maria de Lurdes, que participa das aulas desde julho, já notou os benefícios da atividade. "Estou participando das aulas desde o primeiro dia que a Prefeitura ofereceu e obtive melhora na postura, redução das dores nas juntas, facilidade maior para respirar, além de ter feito novas amizades durante as aulas.

O Pilates é um método desenvolvido na década de 20 pelo alemão Joseph Pilates que visa o controle muscular, valoriza a concentração, fluidez, precisão e respiração do praticante. A maioria dos exercícios são realizados com a pessoa deitada, utilizando- se de bolas e outros acessórios para execução e focam a ativação do centro de força do corpo como ponto de partida para todos os movimentos, o que garante abdominais e costas fortes além de uma melhor postura, tonicidade e mobilidade aos praticantes.

Há uma lista de espera para os interessados em participar do Projeto, que devem procurar a Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) e os Centros Esportivos São Silvestre e Operária. "A adesão às atividades tem sido muito grande e por isso pedimos paciência aos interessados. Com a desistência de alguns participantes estão sempre surgindo novas vagas e assim todos poderão ser atendidos”, afirma Alessandra Ramazotti, coordenadora do projeto.

Informações:

Ginásio Valdir Pinheiro- Vila Olímpica

Terças e quintas: 8 horas Pilates solo, 9 horas Pilates bola.

(44) 3220-5770.

Centro Esportivo São Silvestre

Quartas e sextas: 8 horas Pilates solo, 9 horas Pilates bola.

(44) 3901-1860.

Centro Esportivo Vila Operária

Quartas e sextas: 14 horas solo, 15 horas bola.

(44) 3901-1749.