TRÂNSITO

Setran quer evitar acidentes no período de festas

A Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) está implantando o Projeto Salva-Vidas nas principais ruas e avenidas de Maringá.

"Além de evitar ocorrências no trânsito, que tendem a aumentar nesse período do ano, a medida procura testar os equipamentos em implantação e orientar os motoristas que dirigem acima da velocidade para os riscos de acidentes", justifica o secretário Valdir Pignata.

Nesta primeira etapa do projeto estão sendo instalados seis equipamentos eletrônicos para controle de velocidade em 40 pontos críticos do trânsito maringaense.

Os equipamentos vão funcionar em sistema de rodízio e, a médio prazo, serão ampliados para 80 pontos, especialmente nos trechos mais perigosos das avenidas Colombo, Brasil, Mandacaru e Pedro Taques.

Agora, no início, os motoristas que passam pelos equipamentos de controle acima da velocidade máxima permitida vão receber, em casa, um comunicado sobre o tipo de infração cometida e a punição que poderia ser imposta para o caso.

"A partir da metade de janeiro esses abusos praticados passarão a ser punidos de acordo com os incisos do artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro", alerta o secretário.

A multa prevista para esses casos é variável.

Ela vai de R$ 127,69 mais a perda de cinco pontos na carteira para o motorista que atingir 20% da velocidade máxima permitida para o local (infração grave), até R$ 574,56 mais a perda de sete pontos na CNH ou a suspensão do direito de dirigir para velocidade superior a 50% da máxima permitida (infração gravíssima).

POPULAÇÃO PEDE: "A implantação de controladores de velocidade é uma antiga cobrança que vem sendo feita sistematicamente pela população e, por isso, nossa obrigação é atender a esses pedidos", explica o secretário Pignata.

Ele também aponta os resultados de uma pesquisa como mais um motivo para implantação do projeto.

Conforme a pesquisa revelou, 92% dos entrevistados são favoráveis à instalação de controladores de velocidade - os chamados "salva-vidas no trânsito".

Também neste período de festas de final de ano a Setran está promovendo blitze educativas para orientar condutores de veículos a respeitar as faixas de pedestre.

Mais informações: 3901-1717 (Secretaria dos Transportes)

Pmm