ESPORTE

Projeto Biometria nas escolas municipais inicia atividades nesta quarta-feira (23).

O Projeto Biometria inicia as atividades nesta quarta-feira (23). A ação será realizada nas escolas municipais e tem como objetivo descobrir as eventuais potencialidades de cada aluno para melhor direcionamento na prática esportiva saudável.

Cerca de 850 crianças das escolas Ariolvaldo Moreno, João Batista Sanchez, Nadir Maria Alegretti, Miriam Leila Palandri e Odilon Túlio Vargas participarão do teste que sera aplicado entre os dias 23 de julho e 7 de agosto.

As avaliações serão coordenadas pelos professores da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), Celso Biasi, Maico Tozzo e equipe. O projeto conta ainda com a colaboração da coordenadora Cynthia Catarina de Oliveira.

Testes como medidas de crescimento como peso, altura e envergadura, teste de aptidão voltado para a saúde, composição corporal (IMC), aptidão cardiorrespiratória, flexibilidade corporal, resistência muscular localizada e testes voltados para o desenvolvimento esportivo que abrigam força dos membros superiores e inferiores, agilidade e velocidade serão aplicados.

“As atividades serão supervisionadas e orientadas visando a descoberta de aptidão de cada criança para determinado esporte. Assim que estas primeiras avaliações forem encerradas, direcionaremos os alunos para os diversos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Esportes”, explica o professor Celso Biasi.

A Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) fomenta atividades em várias modalidades esportivas como basquete, futebol, futsal, vôlei, ginástica rítmica, atletismo, handebol.

No final do ano, novas avaliações serão feitas nas mesmas escolas, dando continuidade ao Projeto Biometria.

“Oferecer a oportunidade da prática esportiva a crianças e adolescentes é uma das funções do poder público. Maringá vem desenvolvendo atividades pensando na formação de futuros atletas para o esporte maringaense e brasileiro”, afirma o Secretário de Esportes e Lazer, Francisco Favoto.

A Biometria é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos e um auxílio na coleta de dados através de avaliação física. Esse processo é utilizado para construir indicadores de crescimento, desenvolvimento corporal e motor das crianças e adolescentes, controlando a obesidade infantil e direcionando os alunos para as modalidades em que eles têm maior aptidão.