ENSINO SUPERIOR

Maringá luta para sediar Universidade Federal.

A sociedade civil e a Prefeitura de Maringá estão trabalhando para receber o 15º câmpus da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A iniciativa é do CODEM - Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, da ACIM - Associação Comercial e Empresarial de Maringá e conta com apoio da Prefeitura e da reitoria da Universidade.

Fruto de um trabalho iniciado à quase dois anos numa parceria entre o CODEM e a ACIM, o projeto ganhou forças no mês de maio quando o reitor da universidade, Professor Carlos Eduardo Cantarelli, juntamente com representantes das duas entidades, esteve em reunião com o prefeito Roberto Pupin, que manifestou aprovação da prefeitura e sinalizou a disponibilização de terreno para a instituição.

A UTFPR tem como escopo a formação tecnológica superior, sendo a única universidade tecnológica pública do país, com o objetivo principal a geração de tecnologias e inovação por meio dos cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, a Universidade possui 14 câmpus distribuídos pelo Paraná, e a cidade de Maringá deverá receber o 15º campus.

Com 97 cursos de graduação, especialmente nas áreas de engenharia, a UTFPR poderá oferecer na cidade de Maringá cursos como Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Materiais, Tecnologia em Vestuário e Tecnologia Gráfica, entre outros, embora seja a demanda da comunidade maringaense que determinará a real oferta destes cursos. A UTFPR será a segunda universidade da cidade a oferecer ensino superior público e gratuito.

A concretização da implantação do câmpus Maringá da UTFPR poderá acontecer ainda em 2015. Esta ação conta com incisivo empenho do CODEM, da ACIM, da Prefeitura e da própria UTFPR. Há de salientar que será a comunidade maringaense e regional que se beneficiará da implantação de uma das universidades que mais formará engenheiros no país.

O próximo passo para a realização deste projeto é a aprovação em Brasília, o que deverá acontecer nos próximos meses, com o apoio dos parlamentares que representam a região Noroeste do Estado no Congresso Nacional.