AÇÃO SOCIAL

Secretaria atende crianças e adolescentes em situação de rua

Uma equipe de mais de 30 pessoas da Secretaria da Assistência Social e Cidadania de Maringá (Sasc) irá trabalhar em regime de plantão até a véspera do Natal abordando crianças e adolescentes em situação de risco no centro da cidade.

"Vamos aproveitar que o comércio estará aberto até às 22 horas para atender os pedintes nos semáforos", explica a secretária da Assistência Social e Cidadania, Sandra Franchini.

Segundo a secretária, nesta época do ano muitas crianças da região, principalmente de Sarandi e Paiçandu, migram para Maringá para pedir dinheiro.

"Aproveitamos o final de ano para tentar resgatar a cidadania desses jovens e lutar para que possam retornar às atividades normais que desenvolviam antes de se encontrarem em situação de rua.

Temos que explicar que, estando na rua, crianças e adolescentes correm risco", conclui.

Contraturno Social: a Sasc desenvolve atividades que auxiliam na formação dos cidadãos que têm direitos estabelecidos e garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente através dos Centros Integrados de Atendimento da Criança e do Adolescente (CIACAs).

O trabalho é desenvolvido em oficinas de orientação escolar, artística-cultural, iniciação à informática e jogos recreativos, além da organização de passeios, visitas e outros projetos destinados à formação cultural.

Atualmente, a prefeitura possui quatro CIACAs (Jardim Alvorada, Borba Gato, Branca Vieira e Mandacaru) e mantém parcerias com a AABB Comunidade (Associação do Banco do Brasil), com a FA Comunidade (Fábrica de Acolchoados Maringá) e com o Grupo Espírita Allan Kardec - CIACA Jovem, onde funcionários da prefeitura desenvolvem as mesmas atividades.

Existem ainda as unidades não governamentais, Centro Cultural Menino Jesus, Casa Maternal Evangélica, Centro Social Marista e Lar Escola da Criança.

Pmm