MOBILIDADE URBANA

Prefeitura dará início às obras do Contorno Oeste da UEM.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) autorizou a Prefeitura a dar início às obras do Contorno Oeste da UEM. O prefeito Roberto Pupin assinou, no início de abril, a licitação da intervenção de mobilidade urbana na Zona Norte, as propostas foram entregues no início de maio e aguardava a não objeção do BID para que o consórcio vencedor do certame dê início às obras.

Segundo o coordenador do Programa Pró-cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Leopoldo Fiewski, o próximo passo é acertar o cronograma com os vencedores da licitação, ajustando ao calendário de aulas da UEM.

“Vamos nos reunir com representantes da Extracom e Contersolo na próxima semana e, em seguida, conversar com a Prefeitura do campus da UEM para que as obras impactem o mínimo possível na rotina acadêmica, cuidando também para que não haja prejuízos em datas como o vestibular e concursos”, disse o coordenador, adiantando que as obras devem ter início na primeira quinzena de junho e duração máxima de 12 meses.

O contorno oeste da UEM integra o projeto de mobilidade urbana e serão executadas pelo valor contratual proposto R$ 8,8 milhões. As obras incluem a drenagem de 3,7 mil metros, pavimentação de 32 mil metros quadrados e a construção de duas pontes. Além da duplicação da avenida Lauro Werneck, a obra prevê a adequação da rua Alencar de Oliveira Paiva, abertura da rua Cristal, e o prolongamento da avenida Alicio Campolina.

O contorno é uma das obras de mobilidade programadas para a região Norte, atendendo a 30 mil usuários do transporte coletivo que precisam de mais opções para se deslocar para a área central, além das avenidas Mandacaru, Morangueira e Pedro Taques.

O prefeito reforça que a obra dá início a um grande investimento da Prefeitura “que ajudará a resolver um dos problemas de mobilidade do município, garantindo mais conforto e agilidade aos cidadãos que se movimentam entre a região Norte e o Centro da cidade”.