AÇÃO SOCIAL

Prefeitura viabiliza quarto centro de qualificação

O prefeito Silvio Barros acompanhou nesta quarta-feira, dia 30, a aula da turma do período matinal do curso de Operador de Máquinas de Costura Industrial promovido pelo Centro de Qualificação Profissional da Vila Vardelina.

O espaço cedido pela Prefeitura de Maringá representa o quarto centro de qualificação profissional viabilizado no município por meio de convênio firmado entre a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social e o Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindvest).

Outros cursos de qualificação na área do vestuário estão sendo desenvolvidos na Escola Profissionalizante Laura Rebouças, Centro Social Urbano e nos barracões industriais do Conjunto Herman Moraes de Barros.

Durante o encontro com instrutores e alunos, Silvio Barros reafirmou que a meta da administração é criar 30 centros de qualificação profissional no município até o final da atual gestão.

"Esse processo de inclusão econômica e social, através da promoção de emprego e renda, representa um jogo de parceria onde todos os participantes saem ganhando", destacou o prefeito.

Um exemplo do bom resultado da parceria já ocorre com a aluna Cleide Cirineu Machado que, com 18 anos e menos de um mês de curso, já conseguiu seu primeiro emprego em uma fábrica de carrinhos de bebês.

"Nunca tinha trabalhado antes e mal sabia operar uma máquina de costura, por isso devo essa conquista ao curso que me deu condições de estar empregada hoje", comenta.

PREPARO PROFISSIONAL: as aulas nos centros de qualificação profissional são divididas por turmas de 15 alunos e acontecem, diariamente, em dois períodos: das 7h às 14h e das 14h às 21 horas, cumprindo 200 horas/aula.

Para o desenvolvimento do projeto, os espaços físicos são cedidos pela Prefeitura de Maringá, enquanto o Senai disponibiliza uma equipe de instrutores e o Sindvest fornece as máquinas de costura utilizadas nas aulas.

Os recursos para custeio são repassados pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social.

De acordo com o Sindvest, o setor de confecções na região de Maringá dispõe atualmente de cerca de duas mil vagas para costureiros e há carência também de profissionais qualificados em outras áreas que utilizam processos avançados de industrialização.

Os cursos profissionalizantes têm atraído a atenção de moradores da região da Vila Vardelina, onde funcionam várias facções na área de confecções e há falta de mão-de-obra qualificada.

"A procura pelos cursos já registra uma fila de espera de 150 interessados", contabiliza a presidente da associação de moradores do bairro, Ivone Francisca Lunardoni.

Na segunda etapa do convênio serão oferecidos cursos de qualificação profissional para modelistas de confecção, mecânicos de máquinas de costura, risco e corte.

Mais informações: 3221-1364 (Sec. da Indústria, Comércio e Turismo)

Pmm