AÇÃO SOCIAL

Prefeito visita Centro de Qualificação Profissional

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, estará visitando na manhã desta quarta-feira, dia 30, o quarto Centro de Qualificação Profissional instalado para atender o plano administrativo de criar condições para gerar emprego, renda e melhor qualidade de vida para o trabalhador.

O centro de qualificação a ser visitado fica no Salão Comunitário da Vila Vardelina - localizado à Rua Caqui, ao lado do número 237 - onde está em desenvolvimento mais um curso de Operador de Máquinas de Costura Industrial, que está em sua segunda turma de alunos.

O curso tem duração de 220 horas/aula.

Outros cursos de qualificação profissional na área do vestuário estão sendo desenvolvidos na Escola Profissionalizante Laura Rebouças, Centro Social Urbano e nos barracões industriais do Conjunto Hermann Moraes de Barros.

A meta do prefeito Silvio Barros é criar 30 centros de qualificação profissional no município.

A iniciativa está sendo viabilizada por meio de convênio firmado entre a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social e o Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindvest).

PARCERIA: os espaços físicos para o curso são cedidos pela Prefeitura de Maringá, enquanto o Senai disponibiliza uma equipe de instrutores e o Sindvest fornece as máquinas de costura utilizadas nas aulas.

Os recursos para custeio são repassados pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social.

De acordo com o Sindvest, o setor de confecções na região de Maringá dispõe atualmente de cerca de duas mil vagas para costureiros e há carência também de profissionais qualificados em outras áreas que utilizam processos avançados de industrialização.

Na segunda etapa do convênio serão oferecidos cursos de qualificação profissional para modelistas de confecção, mecânicos de máquinas de costura, risco e corte.

Pmm