ESPORTE

Apresentação da Taça Brasil Hockey In-line

Será realizado amanhã no Convention & Visitors Bureau (Shopping Aspen Park Trade Center ­ 13º andar), a partir das 15 horas, a apresentação da Taça Brasil de Hockey In-line, que será realizada nos próximos dias 10 e 11 de junho, no Centro Universitário de Maringá ­ Cesumar.

Além de representantes do Convention, estarão presentes integrantes da Secretaria dos Esporte e Lazer do município e também do Cesumar, Maringá FM e do Hockey (todos parceiros no evento).

A Taça Brasil é um campeonato nacional dentro do qual ocorrem disputas entre os maiores e mais qualificados times do país.

Estarão presentes no evento mitos do esporte como Paulo Baixo, da AABB-SP, medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos de Winnippeg e Santo Domingo.

Vários jogadores da seleção brasileira também marcarão presença como Douglas Lopes do Amaral (Titortis), Lucas Guzen, e jogadores com experiência internacional como Ivan Recco que jogou em Toronto ( Canadá).

O Hockey In-line é uma derivação espontânea do Hockey no gelo, criado para os atletas profissionais do gelo treinarem fora de temporada, e hoje é um dos esportes que mais cresce no país.

Um esporte rápido e dinâmico com muitos atritos dentro de quadra, onde atletas com habilidades sobre patins, na posse de um disco, tentam marcar gols.

O Hockey em patins, ou Hockey sobre patins, é uma atividade esportiva de interior (norte-americano), em que os atletas rolam sobre patins e usam um stick para conduzir uma bola que é levada até a baliza adversária.

Há duas modalidades: o Hockey em patins tradicional e o In-line.

O Hockey em patins tradicional é jogado por cinco jogadores, quatro em campo e um no gol.

Neste esporte é utilizado pouco equipamento e os patins são de rodas paralelas.

O esporte é derivado do Hockey em campo.

O Hockey In-line utiliza o patins com rodas em linha e surgiu como forma de manter os atletas do Hockey no gelo em atividade na época em que não tinha gelo (verão norte- americano).

Os primeiros registros de atletas jogando está modalidade foi no fim da década de 1980, no estado da Flórida EUA.

O Hockey In-line chegou no Brasil no ano de 1994 desde então

o esporte passou por altos e baixos.

A primeira medalha veio com a seleção júnior no ano de 1995, porém o auge do esporte foi no ano de 1999 quando a seleção ganhou medalha de bronze no campeonato Panamericano de Winnippeg no Canadá.

Após 2001 o esporte entrou numa grande decadência onde houve um divisão das confederações e as briga politicas quase acabaram com o esporte.

Em 2004 o esporte voltou a se destacar novamente.

Informações na Secretaria dos Esportes e Lazer, pelo fone: 3901-1800.

A Taça Brasil de Hockey In-line 2006, será realizada no Cesumar, que fica localizado na Avenida Guedner, s/nº, nos dias 10 e 11 de junho.