ESPORTE

Maringá Futebol Clube é vice-campeão após disputa nos pênaltis contra o Londrina.

Maringá Futebol Clube é vice-campeão após disputa nos pênaltis contra o Londrina.
O jogo foi equilibrado, com chances de gols para as duas equipes.

Apesar do apoio incondicional das arquibancadas, que lotaram o estádio Willie Davids neste domingo (13), o Maringá acabou perdendo nos pênaltis (4 a 3) a taça da 100ª edição do Campeonato Paranaense 2014. O resultado garantiu o quarto título estadual para o Londrina, deixando o Maringá como vice.

Nas arquibancadas ambas as torcidas lotaram o estádio, promovendo um espetáculo colorido e cheio de rivalidade. Entre as presenças ilustres, o prefeito de Maringá Roberto Pupin, o prefeito do Londrina Alexandre Kireeff, o deputado federal Luiz Nishimori, além de dirigentes da Federação Paranaense de Futebol, como o presidente Hélio Cury, prestigiaram o duelo decisivo.

Em campo, uma verdadeira final. Jogo equilibrado, nervoso e com chances de gols para ambos os lados. E foi dos visitantes o primeiro gol do jogo, em que aos 26 minutos o lateral Maicon Silva arrancou pelo meio da área e tocou na saída do goleiro Ednaldo, abrindo o marcador. O empate do Maringá aconteceu ainda no primeiro tempo com 29 minutos de jogo, após rebote de cobrança de falta, quando Max cruzou na área e Cristiano de cabeça empatou a partida.

Com o resultado de igualdade mantido na segunda etapa, a partida foi decidida nos pênaltis, Fábio Martins e Cristiano perderam a cobrança pelo Maringá e apenas Rone Dias perdeu para o Londrina, que garantiu assim o título estadual após 22 anos. Ao Maringá, resta a comemoração pela campanha de destaque (em termos de pontuação a melhor da competição) e as vagas na Série D em 2014 e na Copa do Brasil 2015, que garantem a cidade voltar às disputas de competições nacionais após 7 anos.

“Fizemos duas boas partidas, mas perdemos muitos gols. E decidir um título nos pênaltis é sempre um risco, porém, gostaria de agradecer aos torcedores maringaenses que nos prestigiaram durante toda a competição. Parabéns a todos”, afirma o treinador maringaense, Claudemir Sturion.

O prefeito Roberto Pupin destacou a excelente campanha do time de Maringá e o apoio dos maringaenses. “Embora tenhamos ficado com o segundo lugar, temos sim muito o que comemorar. O Maringá FC saiu da segunda divisão e permaneceu quase o campeonato todo na liderança, sempre com a pontuação acima dos adversários. Os jogadores lutaram muito, assim como toda a equipe técnica, dirigentes, patrocinadores e a torcida, que merece nossos parabéns pela participação e incentivo”, disse.

Para o diretor do Santa Rita Saúde e patrocinador da equipe de futebol, Hiran Alencar Mora Castilho, o Maringá tinha todas as condições para vencer. “Foi um jogo muito disputado em que o Maringá FC teve mais tempo de posse de bola, mas a decisão nos pênaltis é mesmo arriscada e o título acabou ficando para o Londrina. A meta era manter o time da primeira divisão, portanto, o segundo lugar já foi uma grande surpresa. Parabéns a todos”, afirmou.

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, assistiu ao jogo no Camarote do Santa Rita Saúde, acompanhando todos os momentos ao lado do prefeito Pupin e do vice-prefeito, Claudio Ferdinandi. “Foi difícil segurar as palavras em respeito ao pessoal de Maringá, mas estamos muito contentes com o resultado. Obrigado à torcida, que sempre acreditou na vitória, incentivando o time mesmo fora de casa e a todos que contribuíram para que o futebol fosse um grande espetáculo. E parabéns também ao Maringá, que fez uma ótima campanha e ficou com o vice”.