PRÊMIO

Projeto desenvolvido na Penitenciária Estadual de Maringá é vencedor de prêmio nacional.

O projeto Visão de Liberdade, realizado na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), foi um dos vencedores da 5ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil, oferecido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, este ano. Um juri composto por 16 especialistas de todo o país selecionaram, ao todo, 30 projetos e iniciativas de prefeituras e organizações da sociedade civil de todo o país. O trabalho é fruto de uma parceria da PEM com o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg) e o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência de Maringá (CAP).

No Visão de Liberdade, presos da PEM confeccionam livros em braile, digitalizam livros paradidáticos e gravam em CDs histórias para os alunos cegos, o que possibilita a eles o acesso a diversas literaturas e a inclusão no ensino. O material é distribuído para 127 municípios atendidos pelo CAP e para várias outras regiões do país, além de Portugal.

De acordo com Arnobe Lemes dos Reis, vice-diretor da unidade, o reconhecimento é fruto do comprometimento de cada servidor e dos apoiadores da iniciativa, principalmente o Conseg e o CAP. “Esperamos que todos contribuam para a continuidade desse trabalho”, diz.

Na última segunda-feira (7), durante a reunião ordinária do Conseg na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), o presidente do Conseg, Coronel Antonio Tadeu Rodrigues, parabenizou toda a equipe. “Estamos muito felizes com o prêmio. É muito bom ver um trabalho realizado aqui em Maringá sendo reconhecido nacionalmente”, comemorou.