NEGÓCIOS

Encontro discute moda como identidade de Maringá.

O Sebrae/PR e o Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (SINDVEST) promovem na terça-feira, dia 25, uma reunião com lideranças da cidade para alinhar e fortalecer o posicionamento da cidade como “Maringá, onde a moda é um grande negócio”. O encontro começará às 11 horas, no auditório do shopping atacadista Vest Sul.

Durante o encontro, estarão presentes secretários municipais, representantes da Câmara de Vereadores, responsáveis pelas entidades que compõem o setor, empresários do trade turístico maringaense e empresários do vestuário atacadista e varejista. Também participarão da ocasião representantes do Sebrae/PR e SINDVEST.

“Nosso objetivo é reunir pessoas estratégicas para, juntos, elaborarmos um plano de ação que beneficiará toda a cidade. Queremos dar início ao processo de construção da imagem de Maringá, atrelada à moda”, explica Patrícia Valente Santini, consultora do Sebrae/PR.

Segundo o SINDVEST, são mais de 2 mil indústrias de confecção na região noroeste, que, juntas geram mais de 80 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, produzem mais de 8 milhões de peças por mês, movimentando anualmente quase R$ 2 bilhões.

Esses números, somados ao Diagnóstico do Turismo Mice, para avaliar o potencial do município no turismo de negócios e eventos, feito pelo Sebrae/PR em 2013, indicam que a vocação e a identidade de Maringá é o vestuário. “A moda é mesmo a verdadeira identificação da cidade e isso precisa ser trabalhado como vocação e identidade da cidade. Quem visita o município precisa chegar aqui e sentir a moda”, afirma Patrícia.

Para Rosângela Laviso Corrêa, gerente do SINDVEST e integrante do Conselho Municipal de Turismo de Maringá, o projeto realizado em parceria com o Sebrae/PR vem ao encontro de diversas necessidades para promover o setor do vestuário na cidade. “O município tem forte vocação para o turismo de negócios, no qual se consolida o turismo de compras nos seis shoppings atacadistas aqui estabelecidos. Acredito que fortalecendo este formato de negócio podemos também alavancar o turismo como um todo em Maringá”, diz Rosângela.

Durante a reunião, serão apresentados os resultados do Diagnóstico do Turismo Mice e casos de cidades e países que conseguiram implantar e divulgar sua vocação na área da moda e se tornaram referência mundial. “Um bom exemplo são várias cidades da Itália, que criaram o selo de Made in Italy – feito na Itália, que serão apresentados durante o evento”, exemplifica Patrícia.

Informações

Mais informações sobre a reunião podem ser obtidas pelo telefone (44) 3220-3474, com Josilaine. O evento está previsto para encerrar às 13 horas com um almoço.