DENGUE

Moradores do Requião e Guaiapó são convocados para ação contra dengue.

Moradores dos conjuntos Requião e Guaiapó estão convocados para uma ação contra a dengue nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de janeiro. Durante os dois dias a Secretaria de Serviços Públicos estará recolhendo resíduos de pequeno porte que devem ser descartados para evitar o acúmulo de água e a condição favorável para a proliferação do mosquito da dengue.

Desde segunda-feira a Unidade Básica de Saúde do bairro e o Comitê Municipal de Combate à Dengue divulgam a ação e convidam os moradores a participar. Cerca de 50 agentes ambientais de vários bairros distribuíram panfletos e repassaram mais de 2,5 mil sacos de lixo nas residências, enquanto agentes de saúde colaram cartazes nas empresas e instalaram placas nos canteiros das avenidas.

“Estamos orientando os moradores especialmente sobre o tipo de material que será coletado”, explica o diretor da UBS Guaiapó/Requião, Odilson Pereira de Paula, o Zequinha. Ele alerta que o objetivo não é recolher eletrodomésticos, móveis e outros materiais de grande dimensões, mas resíduos como garrafas pet, descartáveis, sacolas plásticas e todo tipo de material pequeno que podem acumular água.

Segundo o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a ação nos conjuntos Guaiapó e Requião se deve ao volume de notificações de casos suspeitos de dengue nos dois bairros nas últimas semanas. “Vamos fazer uma ação de dois dias junto com a comunidade para eliminar os focos do mosquito, e o morador precisa ajudar recolhendo e colocando o material indicado para ser recolhido e também eliminando todas as possibilidades de água parada”, reforça Nardi.

Além dos resíduos que serão recolhidos, observa o secretário, os moradores precisam estar atentos ao prato de vaso, calhas, ralos, bebedouros de animais, reservatórios de água, entulho e todo tipo de material que pode acumular água, como carcaça de veículos e eletrodomésticos. “Com o clima chuvoso e quente o mosquito se prolifera rapidamente e pode agravar a situação da dengue não apenas nestes bairros. Por isso a orientação vale para todo município”, avisa.

A coleta do material começa nesta quinta-feira, às 8 horas, e em dois dias serão percorridas todas as ruas dos dois bairros. Os moradores devem acondicionar o material a ser recolhido em sacos ou caixas, e deixar na calçada em frente às residências. Se o material não for recolhido na quinta-feira, o caminhão vai passar na sexta, por isso deve estar devidamente acondicionado sem a presença de lixo doméstico. “Reforçamos que não serão recolhidos materiais de grande porte”, avisa Zequinha.