ESPORTE

Melhores equipes disputam Copa Brasil de Vôlei em Maringá.

A Copa Brasil de Vôlei está de volta, e a partir do dia 16 de janeiro, Maringá será sede dessa competição nacional. O torneio, ausente do calendário por seis anos, será disputado em 2014 no masculino e feminino. O campeonato será classificatório para o Sul-Americano, que dá ao campeão o direito a uma vaga no Mundial de Clubes.

Por decisão dos clubes, a Copa Brasil terá formatos e critérios de classificação distintos. O feminino contará com os oito melhores colocados da temporada passada da Superliga, enquanto o masculino reunirá os oito primeiros do turno da edição 2013/2014.

As fórmulas de disputa também são diferentes. No feminino, são oito equipes que enfrentam, os quatros times vencedores que vão para semifinais. As duas melhores de cada chave avançam às semifinais, que, assim como a decisão, serão disputadas em jogo único. A Copa feminina acontece de 16 a 18 de janeiro.

Já no masculino, o sistema será de eliminatória simples. As quartas-de- final serão disputadas no dia 15 de janeiro, nas casas das quatro equipes mais bem classificadas.

As equipes femininas que disputarão a Copa Brasil são a Unilever (RJ), Molico/Nestlé (SP), Vôlei Amil (SP), Sesi-SP, Banana Boat/Praia Clube (MG), Pinheiros (SP), Minas Tênis Clube (MG) e Rio do Sul/Equibrasil (SC). A grande final será disputada no dia 18, às 10 horas, no ginásio Chico Neto, com transmissão da Rede Globo.

As disputas no masculino serão entre os dias 23 e 25 de janeiro e terão a participação dos oito primeiros colocados no fim do primeiro turno da Superliga Masculina 2013/2014: Sada Cruzeiro (MG), Sesi-SP, RJ Vôlei (RJ), Vôlei Brasil Kirin (SP), Vivo/Minas (MG) Kappesberg Canoas (SC), Moda/Maringá (PR) e São Bernardo Vôlei (SP).

Diferentemente do feminino, o masculino não terá a disputa das quartas-de-final em Maringá. Os quatro primeiros colocados (Sada Cruzeiro (MG), Sesi-SP, RJ Vôlei (RJ), Vôlei Brasil Kirin (SP), Vivo/Minas (MG)), decidem uma vaga na semifinal em casa, e a partir daí as disputas passam a ser realizadas em Maringá. A final também acontece na Cidade Canção, no dia 25 de janeiro, no ginásio Chico Neto, às 10 horas, com transmissão da Rede Globo.

Segundo o superintendente técnico da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Renato D’Avila, as vagas nos Sul-Americanos, foram adequadas ao calendário brasileiro em conformidade com a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). “A criação da Copa Brasil faz parte de um ajuste da FIVB em relação ao período de competições de clubes e seleções, que, agora, está mais bem organizado. Como todos os eventos de clubes devem acontecer até 15 de maio, optamos por colocar as vagas nos Sul-Americanos em jogo na Copa Brasil, para evitar qualquer prejuízo à Superliga.”

ModaMaringá

A cidade sede da competição terá um representante na Copa Brasil masculina. O ModaMaringá enfrentará o Sesi-SP, fora de casa, no dia 15. Se vencer, jogará a semifinal em Maringá, já que as quartas-de-final serão disputadas na ‘casa’ dos times que terminaram o primeiro turno da Superliga nas quatro primeiras colocações, que são: Sada Cruzeiro (MG), Sesi-SP, RJ Vôlei (RJ), Vôlei Brasil Kirin (SP).

Copa Brasil

A Copa Brasil de Vôlei foi realizada apenas duas vezes, em 2007 e 2008, sendo que no masculino a competição só aconteceu no primeiro ano e teve o Florianópolis como campeão. Já no feminino, o Rio de Janeiro foi o primeiro vencedor e o Osasco venceu no ano seguinte.

A primeira edição feminina foi realizada, em 2007, em Brusque, Santa Catarina. O Rio de Janeiro venceu o Osasco por 3 sets a 0 na final. Já a primeira e única edição masculina foi disputada em Joinville, também em Santa Catarina. Participaram Florianópolis, Betim, Minas e Joinville. O Florianópolis foi campeão ao vencer o Minas, na final, por 3 sets a 2.

A segunda edição da Copa Brasil foi realizada, em 2008, em Curitiba, no Paraná. O Osasco foi campeão ao vencer o São Caetano na final por 3 sets a 2.

Confira as datas e horários das partidas da Copa Brasil 2014:

Masculina:

Dia 14/01

Jogo 1: 19h00 Brasil Kirin x Vivo/Minas – Ginásio Taquaral (Campinas/SP)

Jogo 2: 21h00 RJ Vôlei x Kappesberg Canoas – Tijuca Tênis Clube (Rio de Janeiro/RJ)

Dia 15/01

Jogo 3: 19h00 Sesi-SP x Moda/Maringá – Vila Leopoldina (São Paulo/SP)

Jogo 4: 20h00 Sada Cruzeiro x São Bernardo Vôlei – Ginásio do Riacho (Contagem/MG)

Semifinal - Ginásio Chico Neto

Dia 23/01

18h30 Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 4

21h00 Vencedor do jogo 2 x Vencedor do jogo 3

Final - Ginásio Chico Neto

Dia 25/01

10h00 Vencedores da semifinal

Copa Brasil feminina - Ginásio Chico Neto

Dia 16/01

Jogo 1:15h00 Vôlei Amil x Pinheiros

Jogo 2:17h00 Unilever x Rio do Sul

Jogo 3:19h00 Molico/Nestlé x Minas Tênis Clube

Jogo 4:21h00 Sesi-SP x Banana Boat/Praia Clube

Semifinais - Ginásio Chico Neto

Dia 17/01

15h30 Vencedor do jogo 2 x Vencedor do jogo 4

18h00 Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 3

Final - Ginásio Chico Neto

Dia 18/01

10h00 Vencedores da semifinal