UEM

MEC coloca instituição entre as melhores universidades do país.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou, no Diário Oficial da União sa última sexta-feira (6), os dados do Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior referentes ao ano de 2012. Segundo o estudo, a UEM está entre as 30 melhores universidades do Brasil.

O IGC sintetiza, em um único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado. A escala varia de 1 a 5, e são avaliados diversos itens, como infraestrutura e titulação dos docentes. Pelo ranking, a UEM, com índice contínuo de 3,53, figura em trigésimo lugar entre as universidades públicas e privadas do país, ao lado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que obteve a mesma pontuação. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) com 3,56 pontos, ficou com a 25ª colocação.

A pró-reitora de Ensino da UEM, Ednéia Rossi, credita a posição de destaque ocupada pela Universidade ao empenho dos estudantes, docentes e agentes universitários. “Essa conquista é resultado de um esforço conjunto, daqueles que se dedicam diariamente a construir uma UEM cada vez melhor”, afirma.

Também foram divulgados os resultados dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), que incluem a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado no ano passado. A média do CPC é resultado de um balanço entre a média da nota correspondente ao Enade, a titulação dos professores e ao seu regime laboral e aos índices de infra-estrutura e organização didático-pedagógica da instituição.