Mais uma vez Maringá é pioneira em projetos de referência para todo o Brasil. Nesta segunda-feira (25), a deputada federal Cida Borghetti (PROS/PR) entregou os equipamentos para o primeiro Centro de Diagnóstico de Câncer de Mama do Brasil, que ficará no Hospital Universitário de Maringá (HU). Com a implantação desses equipamentos da mais alta tecnologia, os usuários poderão ter um diagnóstico rápido e preciso da doença.Por meio de emenda parlamentar da deputada Cida Borghetti, o Paraná ganhará quatro centros cobrindo as quatro macrorregiões de Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel. "Com esses equipamentos de alta tecnologia Maringá se torna pioneira no Brasil na instalação de um Centro específico que vai permitir diagnósticos mais rápidos e precisos do câncer de mama", afirmou a parlamentar. A previsão é de que o Centro comece a funcionar em janeiro de 2014 com uma equipe multidisciplinar: mastologista, radiologista, técnico em radiologia, patologista, técnico em patologia, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, psicólogo e técnico administrativo.O secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, frisou que tem acompanhado o trabalho da deputada em favor da mulher e agora com a entrega do centro de diagnóstico Maringá será referência para a macro região no diagnóstico e tratamento do câncer de mama. “Somos um centro de referência com equipe extremamente competente. Estamos concretizando um trabalho em função da vida. Esse dia certamente ficará na história como um dia muito especial. Maringá merece e todas as mulheres serão beneficiadas. Parabéns deputada por mais esse brilhante trabalho”.
O médico ginecologista e mastologista, Vinicius Budel, que acompanhou a entrega, destacou importância dos Centros de Diagnóstico e do diagnóstico precoce da doença. “Esses aparelhos são capazes de dar os diagnósticos eficazes e precisos. Não são apenas equipamentos, isso aqui é um modelo de tratamento avançado que vai salvar muitas vidas. Esses Centros de Diagnósticos darão a chance de cura do câncer de mama”.Budel ressaltou o valor de um exame como esse em hospitais privados. “Um paciente pagaria em torno de R$ 3 mil para ter acesso a um exame nesse porte. Para um cidadão comum, assalariado que não pudesse pagar, custaria seu sofrimento, e agora o Paraná terá a capacidade de dar um atendimento da mais alta qualidade para a população”.Cida Borghetti reforçou o objetivo de trabalhar pela valorização da saúde preventiva na rede pública. “A saúde preventiva é o que faz a diferença, por isso este é o resultado concreto de um trabalho em favor da prevenção. Tivemos o apoio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha que acreditou em um projeto que hoje o Paraná é pioneiro, mas que meus colegas parlamentares já querem levar para seus estados. Vamos dar o diagnóstico precoce, o atendimento as mulheres da melhor forma possível e não tenho palavras para decifrar minha alegria em poder colaborar, pois começamos uma nova etapa e o Paraná, através de suas mobilizações do Dia Nacional do Luta contra o Câncer de Mama já está conseguindo diminuir os altos índices de morte pela doença, mas agora vamos avançar ainda mais”, completou a deputada.
Funcionamento no HUO Centro de Diagnóstico do HU terá atendimento inicial para os municípios da 15ª Regional de Maringá, com posterior implantação para as demais Regionais de Saúde da Macrorregião Noroeste (11ª RS de Campo Mourão, 12ª RS de Umuarama, 13ª RS de Cianorte e 14ª RS de Paranavaí).