SAÚDE

Colégio inclui frutas na alimentação infantil e torna hora da refeição agradável e saudável.

Colégio inclui frutas na alimentação infantil e torna hora da refeição agradável e saudável.
'Momento da Fruta' do Colégio Objetivo,
Uma alimentação saudável pressupõe a ingestão exata de nutrientes necessários para o perfeito funcionamento do organismo. A faixa etária escolar que atinge crianças até dez anos de idade é um período caracterizado por crescimento acelerado somado a um maior gasto energético, e para que seja alcançado um desenvolvimento compatível com cada época é indispensável que seja ofertada à garotada uma alimentação equilibrada e completa.

E como podemos contribuir para o desenvolvimento dos pequeninos? Na teoria é simples. A adoção de hábitos alimentares saudáveis adequados ao estilo de vida das famílias seria a primeira regra, mas nem sempre eles estão acostumados a ingerir determinados alimentos em casa. Nesta hora a escola passa a ser uma aliada. O Colégio Objetivo colabora com os pais no sentido de apresentar aos pequenos frutas que não fazem parte de sua alimentação cotidiana por intermédio do “Momento da Fruta”, onde eles consomem diariamente uma salada de frutas com os ingredientes que os pais mandam para a escola.

A coordenadora da Educação Infantil da instituição, Sulamita Andrade, destaca a importância desta ação para que a meninada desenvolva o paladar. “Às vezes as crianças não gostam de algumas frutas e tornar a hora da refeição em algo atrativo, desperta a curiosidade. O momento de descontração com os coleguinhas e o contato com o alimento desconhecido, ou não apreciado, cria automaticamente a associação de uma boa lembrança, uma conexão. As crianças aprendem a desejar novos sabores.”, complementa Sulamita.

De acordo com a pirâmide alimentar infantil, a recomendação dos nutricionistas é o consumo mínimo de cinco porções diárias divididas entre frutas, verduras e legumes. A supervisora da Clínica de Nutrição da Unicesumar, Helen Jaqueline Sanches, alerta os pais sobre a importância das abordagens na hora das refeições.

“Criar um laço positivo com os pequeninos na hora da alimentação faz com que o interesse seja muito maior. Levá-los ao mercado para conhecer os tipos de alimentos, preparar os pratos de maneira atrativa, abusar de cores e formas na hora de servir, e principalmente, deixar com que participem do preparo da refeição faz toda a diferença.”, conclui Helen.

O estímulo deve ser reforçado até que a própria criança tenha a curiosidade de experimentar o novo. Aviso aos pais de plantão: vale a pena investir nestas ideias!