FERIADO

Cerca de 127 mil pessoas passaram pelo Cemitério Municipal durante celebrações de Finados.

Cerca de 127 mil pessoas passaram pelo Cemitério Municipal durante celebrações de Finados.
Catracas instaladas nas entradas registraram o número de visitantes.

As catracas instaladas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) em todas as entradas do Cemitério Municipal registraram a passagem de 127 mil visitantes durante as celebrações de Finados. A contagem exata dos visitantes foi verificada no período entre a manhã de sexta-feira até o final da tarde de domingo.

De acordo com o secretário Vagner Mussio, o público verificado não correspondeu à expectativa, que era receber cerca de 300 mil pessoas. “Entretanto, esse número mostrou a realidade com total precisão, já que nos anos anteriores o público era estimado com base em balanços feitos de forma visual e sem exatidão comprovada”, explica.

Durante as celebrações, as pessoas com dificuldade de locomoção tiveram acesso especial ao interior do cemitério e foram contadas manualmente, sem a necessidade de passar pelas catracas. No sábado – Dia de Finados – foram celebradas missas de hora em hora na capela do Cemitério. Agentes da Vigilância Sanitária orientaram os visitantes para evitar a entrada de embalagens plásticas, especialmente as que envolviam vasos de plantas. As embalagens eram retiradas para evitar a formação de focos do mosquito transmissor da dengue.

O uso das áreas públicas adjacentes foi disciplinado pelo Decreto nº 1256/2009, que estabelece o comércio ambulante apenas em locais permitidos pelo Departamento de Fiscalização da Prefeitura.

O recolhimento de materiais recicláveis – borra de velas derretidas, por exemplo – só foi permitido após o encerramento do expediente, depois das 19 horas.

O Cemitério Municipal de Maringá soma, no total, 30 mil túmulos e 64.611 pessoas sepultadas.