CULTURA

Virada Cultural atraiu mais de 10 mil pessoas em Maringá.

Virada Cultural atraiu mais de 10 mil pessoas em Maringá.
Atrações musicais e culturais se apresentaram no Palco Conexões e Espaço Cultural.

A estimativa da Secretaria de Cultura é de que mais de 10 mil pessoas acompanharam as atrações musicais e artísticas da Virada Cultural no último sábado (26). As atividades reuniram público de todas as idades no Espaço Cultural preparado na Travessa Jorge Amado e no Palco Conexões montado no estacionamento em frente ao Terminal Urbano.

O secretário de Cultura, Jovi Barboza, avaliou o evento como muito positivo, destacando a variedade dos grupos e o fácil acesso da população.

“Fizemos uma programação diferenciada para todas as idades, em espaços confortáveis, com arquibancada e cadeiras para crianças e idosos. O local onde foram realizados os shows também foi pensado para receber pessoas de todos os bairros. Muita gente assistiu as apresentações das janelas dos prédios no Novo Centro. Todas as atividades foram gratuitas”, destacou.

A Virada Cultural do Paraná foi realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Maringá e aconteceu simultaneamente em mais 10 cidades do Estado.

A Secretaria de Serviços Públicos preparou os locais que abrigaram o público com serviços de jardinagem, limpeza, poda, varrição, pintura, reparos e manutenção. A Secretaria de Trânsito e Segurança disponibilizou agentes de trânsito e da Guarda Municipal para dar apoio ao evento.

As atividades tiveram início às 8 horas, no Espaço Cultural, com atrações como a Fanfarra da Apae, Banda Bammusf, grupos de Capoeira, fanfarras de municípios da região, Banda Branca da Mota, Show de Viola, Teatro de Bonecos com a Cia Fantokids e grupo Meu Clow de performance de palhaços.

O maestro da Fanfarra de Guaporema, Sérgio de Castro, parabenizou a organização da Virada Cultural e destacou a importância de dar visibilidade aos grupos. “Nossa fanfarra já foi premiada em concursos importantes e prima pela tradição. Ficamos muito contentes em poder participar de um evento como este na cidade de Maringá”, disse.

O Palco Conexões recebeu as principais atrações da Virada Cultural no período da noite. As apresentações foram abertas pelo grupo Terra Celta, seguido por Tony Caster, Banda Remember e Trombone de Frutas.

O encerramento ficou por conta do Teatro Mágico, que foi o grupo mais esperado da noite e também o mais elogiado. Com mais de 10 anos de formação, o Teatro Mágico reúne elementos de circo, teatro, poesia, música, literatura, política e do cancioneiro popular, unindo diferentes segmentos artísticos numa mesma apresentação.

A comerciante Tereza Maria da Silveira levou os sobrinhos para assistir os shows e participar das atividades da Virada Cultural. “Acompanhamos os grupos que se apresentaram durante o dia e voltamos à noite para assistir o Teatro Mágico. Foi uma apresentação incrível, tudo lindo e organizado. Maringá precisa trazer mais eventos culturais como esse. Parabéns para a Prefeitura pela organização”, afirmou.

Fernando Anitelli, integrante do grupo, anunciou durante a apresentação que o grupo pretende voltar a Maringá em breve. “O público nos recebeu muito bem, com muitos aplausos e participações. Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado e surpresos com o número de pessoas que acompanharam o evento”, concluiu.