CIDADE

Saop inicia melhorias na divisa com Sarandi

Funcionários e maquinários do Saop (Serviço Autárquico de Obras Públicas) estão trabalhando desde a semana passada na rua Pioneiro Ambrósio Bulla, na divisa entre os municípios de Maringá e Sarandi.

Durante 30 dias a autarquia efetuará a limpeza da rua e melhorias no sistema de iluminação pública.

Logo em seguida, será a vez das equipes das Prefeitura de Sarandi entrarem em ação.

Desde o começo do ano o prefeito Silvio Barros e o diretor presidente do Saop, Walter Guerlles, buscam entendimento com os representantes do Poder Público da cidade vizinha, já que a rua Ambrósio Bulla está localizada onde os dois municípios são conurbados, ou seja, onde as duas cidades se ligam fisicamente.

DIVISA: a discussão sobre a questão da divisa foi retomada no último mês de julho, quando diretores, engenheiros técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh) de Maringá, e da Secretaria de Planejamento de Sarandi, falaram sobre a necessidade de se promover melhorias na infra-estrutura da rua.

De acordo com o que ficou estabelecido, os dois municípios trabalharam na elaboração de projetos-de-lei que deverão ser aprovados pelas Câmaras Municipais e, posteriormente, enviados para aprovação na Assembléia Legislativa do Paraná.

Segundo o diretor técnico da Seduh, engenheiro Édson Cantadori, "é preciso uma intervenção radical para solucionar de vez os problemas naquele local".

Ele se refere à necessidade de se executar drenagem, implantação de galerias e asfaltamento.

Ainda de acordo com no engenheiro, "para que essas obras sejam executadas, é preciso definir qual dos dois municípios arcará com os custos".

CUSTOS: as obras de drenagem da rua estão orçadas em R$ 2,5 mihões e representam a parte mais onerosa das melhorias na infra-estrutura, que vêm sendo estudadas para execução no local.

No mês de agosto, Silvio Barros e o prefeito de Sarandi, Cido Spada, estiveram com o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur.

Durante o encontro, Adur assegurou que o Governo do Paraná vai arcar com os custos das obras de drenagem naquele local.
Pmm