CAMPANHA

Mais de 6 mil crianças foram vacinadas durante a Campanha de Multivacinação em Maringá.

A Campanha Nacional de Multivacinação, realizada na última semana de agosto, atendeu 7.275 crianças menores de cinco anos, público-alvo da mobilização em todo o Brasil. Na mesma faixa etária, 4.090 crianças receberam pelo menos uma dose de vacina, o que representa 56,22% das que procuraram uma Unidade Básica de Saúde ou a Sala de Vacina.

Durante toda a campanha foram aplicadas 6.181 doses em Maringá. A mais procurada foi para sarampo, caxumba e rubéola (VTV ou tríplice viral) com 3.195 doses. “Este grande volume explica-se pela mudança na idade para aplicação da 2ª dose que estava agendada para os quatro anos, e que agora está sendo feita nas crianças à partir de um ano e três meses. Portanto todas as crianças com mais de um ano e três meses que estão comparecendo já estão recebendo esta 2ª dose para ficarem atualizadas”, informou a coordenadora da Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, Edlene Aceti Goes.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, considera a campanha positiva, e lembra que todas as vacinas do calendário continuam disponíveis nas UBS e na Sala de Vacina. “Atendemos todas as pessoas que buscaram a atualização do calendário de vacinas, com foco nas crianças com idade até cinco anos, que somou um grande número de atendimentos”, afirmou.

A campanha realizada em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde visa diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. Os pais com crianças menores de cinco anos, que não procuraram uma Unidade de Saúde durante a campanha, devem fazer a qualquer momento, levando os filhos com as carteiras de vacinação a uma UBS ou à Sala de Vacina da Secretaria de Saúde.