GERAL

Projeto Parque do Ingá abre espaço para a apresentação de sugestões

Inserido no programa Maringá Saudável, o "Projeto Parque do Ingá" está abrindo espaço para sugestões de instituições, empresas, organizações não-governamentais e entidades que representam a comunidade maringaense.

As idéias podem ser repassadas à secretaria dos Esportes e Lazer do Município, pelo telefone 3901-1800, pelo e-mail semes@maringa.pr.gov.br ou pessoalmente, na avenida Lauro Wernek, 500.

Originalmente, projeto prevê o fechamento da pista asfáltica interna, ou seja, a pista de dentro das avenidas em torno do Parque do Ingá, todos os domingos, sempre das 8 às 16 horas.

No local serão desenvolvidas diversas atividades esportivas e recreativas envolvendo toda a comunidade.

"É por conta desse envolvimento que o projeto abriu o espaço para que sejam apresentadas idéias vindas de representantes da nossa sociedade", observa o secretário dos Esportes e Lazer do Município, Roberto Nagahama.

O padrinho da idéia é o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, tido hoje como o principal nome do pedestrianismo nacional.

MEXA-SE: um dos principais objetivos do programa Maringá Saudável é estimular a população a uma rotina mais ativa a prevenir uma série de doenças ligadas ao estilo de vida.

A falta de atividade física associada a fatores como alimentação inadequada e tabagismo está por trás de uma série de doenças que afetam a saúde do brasileiro.

Em Maringá, a realidade não é diferente. Segundo dados do Ministério da Saúde, a combinação destes três fatores provoca doenças cardiovasculares, diabetes, câncer a obesidade.

O levantamento constatou também que esses distúrbios respondem por cerca de 55,2% do total das mortes no País.

"O maringaense precisa incluir os esportes em sua rotina de maneira mais efetiva", recomenda Nagahama.

O "Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos Não- Transmissíveis", do Ministério da Saúde, realizado entre 2002 e 2003, revelou que quase metade da população das grandes cidades vive no sedentarismo.

Para os que não querem entrar na rotina das academias e nem praticar esportes coletivos a caminhada é uma boa opção, pois não gera grande impacto nas articulações.

Entre os seus benefícios, destacam-se a diminuição do colesterol e da taxa de glicose e o aumento da disposição física e intelectual.
Pmm