AÇÃO SOCIAL

Quase 7 mil famílias mantêm benefícios sociais

Um total de 6.995 famílias maringaenses que recebem benefícios de programas sociais do Governo Federal estiveram na Secretaria da Assistência Social e Cidadania de Maringá (Sasc) nos meses de julho, agosto e setembro para atualizar os cadastros e não perder os benefícios.

A atualização foi exigida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (em Brasília), que encontrou 104 mil erros em menos de 10 mil cadastros registrados no ano passado em Maringá.

Os cadastros deveriam ser corrigidos até julho para que o recurso de cerca de R$ 400 mil mensais continuasse sendo repassado normalmente, mas o prazo foi estendido até 30 de setembro.

No início de junho, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (em Brasília), que reúne o cadastro único de todo país, determinou que a Prefeitura de Maringá ouvisse novamente as famílias que já recebiam benefícios e as que estavam na lista de espera para se cadastrar no programa, já que haviam sido encontrados erros nos cadastros feitos até 2004 (na gestão passada).

A Prefeitura de Maringá mobilizou mais de 150 servidores municipais da Saúde, da Educação e da Assistência Social para agilizar o serviço.

Foram realizados mutirões e plantões em agosto e setembro e o prazo foi estendido até o último dia 30, mas nem todas as famílias convocadas compareceram.

A atualização contou com o comparecimento de 70,54% das famílias de um total de 9.916 que deveriam atualizar os cadastros.

Foram atualizados dados de pessoas beneficiárias dos programas sociais Bolsa Escola, Bolsa Família, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Auxílio Gás.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para os que não se recadastraram voltarem a receber os auxílios, terão que preencher outro cadastro e esperar até que os dados sejam enviados para Brasília e repassados novamente para a secretaria.

O Ministério é responsável por selecionar, por meio de critérios determinados, as pessoas que serão contempladas pelos programas sociais.

Mais informações pelo telefone 3221-6407, na Secretaria da Assistência Social e Cidadania de Maringá.
Pmm