EVENTO

Em setembro, Maringá será centro da cultura japonesa no Brasil.

O vice-prefeito Cláudio Ferdinandi e a vice-presidente do Provopar, Marta Ferdinandi participaram na quinta-feira (22) do jantar de lançamento do 24º Festival Nipo Brasileiro, no salão da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) – promotora do festival. O evento, consolidado como um dos maiores festivais da cultura japonesa do País, vai de 6 a 15 de setembro.

Algumas das lideranças presentes lembraram que, durante o festival, Maringá será a capital da cultura japonesa no Brasil. “Com todas essas atrações artísticas, culturais e gastronômicas, tenho certeza que o Festival Nipo Brasileiro chamará a atenção de todo o País”, disse o vice-prefeito de Maringá, representando o prefeito Carlos Roberto Pupin.

A solenidade de lançamento mostrou um pouco do que o festival vai proporcionar. No palco, jovens da Acema fizeram apresentações de músicas em japonês, taikô (tambores japoneses) e yossakoi soran (dança típica do Japão, com movimentos rítmicos). Por meio de vídeos institucionais, o público presente pôde conhecer mais sobre o festival e objetivos.

Para o presidente da Acema, Afonso Shiozaki, o principal objetivo do evento segue sendo a divulgação da cultura japonesa aos visitantes e a manutenção das tradições de seus antepassados nas novas gerações. “A Acema é reconhecida como uma das melhores associações nipo-brasileiras do Brasil e todos os seus departamentos fazem um trabalho com muita dedicação, entregando aos visitantes um festival melhor a cada ano”, disse.

Serão cerca de 70 expositores, com todos os estandes já comercializados. Nos dez dias do festival, passarão pelo palco de shows o músico Derico (Programa do JÔ), o cantor Joe Hirata, o mágico ilusionista Karllos Della Re, o Quinteto de Metais Unicesumar, o Coral da Copel, entre outros. No pavilhão cultural, uma das principais atrações será a presença da premiada cineasta Tizuka Yamasaki, que trará para o festival o filme Gaijin 2.

Após os discursos e antes do jantar, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, patrocinadores, dirigentes da Acema e parceiros do evento foram convidados a participar da cerimônia do Mochitsuki, com preparo simbólico do bolinho de arroz. Esse costume é uma tradição no Japão nas celebrações do Ano Novo e em ocasiões especiais, como nascimentos e casamentos.

Expert em cerimônias do Mochitsuki, o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, destacou o crescimento do evento nos últimos anos. “O Festival Nipo Brasileiro já ultrapassou as fronteiras de Maringá, tornando-se um evento de importância nacional”, disse Silvio, que durante os oito anos como prefeito nunca deixou de apoiar o festival.

Saiba mais

A 24ª edição do Festival Nipo Brasileiro terá dez dias e nove noites – um dia a mais que nas edições anteriores. O ingresso terá preço único de R$ 5, com entrada franca no domingo (8) e na terça-feira (10). O estacionamento nas dependências da Acema custará R$ 10.