QUALIDADE DE VIDA

Maringá é a 2ª cidade no Paraná e a 23ª colocação no Brasil em Desenvolvimento Humano.

Maringá tem o 23ª melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país e o segundo do Paraná, atrás de Curitiba, que aparece na décima posição. O ranking do IDHM, divulgado nesta segunda-feira (29), é realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), e inserido no "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013".

O IDHM é composto por três das mais importantes áreas do desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). Maringá ficou médias de 0,852 em longevidade, 0,806 em renda e 0,768 em educação, e com o índice de 0,808 é considerado pelo Pnud como “muito alto desenvolvimento humano”. O índice coloca Maringá no restrito ranking dos 44 melhores municípios do Brasil em desenvolvimento humano do país.

É a terceira vez que o órgão da ONU realiza o levantamento sobre a situação nos municípios do país – outras duas edições da pesquisa foram divulgadas em 1998 e 2003. As médias para o IDHM são baseadas nos dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com algumas alterações em relação aos levantamentos anteriores.

Devido à mudança de metodologia no cálculo do indicador “educação”, o Pnud considera errado comparar o IDHM 2013 com os índices divulgados em 1998 e 2003. O IDH surgiu em 1990 para criar alternativas às avaliações com base em critérios exclusivamente econômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB), e tem o objetivo de servir como referência para o nível de desenvolvimento humano de determinada região.

O IDHM é elaborado pelo Pnud em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e com a Fundação João Pinheiro. O IDHM do Brasil, calculado de acordo com dados de toda a população, é de 0,727.