O Instituto Vale da Seda lançará, em dois meses, a primeira coleção de lenços. As peças exclusivas e feitas com 100% de seda serão desenhadas pela artista plástica maringaense Tânia Machado, com base em uma obra de arte que ela irá compor sobre a região do Vale da Seda, no Paraná.Tânia começou a pintar um painel em uma parede de 3 m x 2 m,neste sábado (20) na sede do Instituto Vale da Seda. A partir desta pintura, ela irá elaborar as estampas que ilustrarão os lenços.“Na parede, farei uma pintura com tinta acrílica, com desenhos figurativos e simbólicos, que mostrarão a essência do que é o Vale da Seda. A ideia é usar cores tímidas, ressaltando os elementos da natureza e o ciclo da seda”, explica a artista.Sobre a produção para as peças, a artista conta que já fez criações para tecidos, no entanto, será a primeira vez que irá trabalhar com seda. “A seda tem características únicas. Fiz um trabalho de pesquisa vasto sobre o assunto para compor as ideias”.Os lenços virão da tecelagem Werner, em Petrópolis (RJ), uma das poucas fabricantes de tecidos 100% seda no Brasil. A estamparia será feita na região através do processo digital. A primeira coleção terá 25 estilos de lenços. As peças serão comercializadas em lojas e também pela internet.
O presidente do Instituto Vale da Seda, João Berdu, conta que a intenção é convidar outros artistas para desenhar as próximas coleções. “Queremos propor um produto que terá peças exclusivas, com alta qualidade e feitas por meio de um processo ecologicamente sustentável, com a cara da nossa região”, ressalta.Berdu ressalta também as vantagens de uma peça feita em seda. “A seda é um tecido natural. Como vem do casulo do bicho-da-seda, os fios têm propriedade térmica, ou seja, não esquentam quando está calor, e quando o clima está ameno, protege do frio. Além disso, o brilho possui maior duração é a sensação tátil é mais confortável. É uma peça que passa de mãe para filha”.
Sobre Tânia MachadoTânia Regina Machado, 51 anos, é artista plástica há 31 anos. Natural de Curitiba, mas residente há muitos anos em Maringá, ela já venceu por três vezes o Salão Paranaense da Paisagem, fez ilustrações de livros infantis e trabalhou com pinturas em paredes, quadros, gravuras e escultura.
Instituto Vale da SedaO Instituto Vale da Seda foi criado com o objetivo de impulsionar a produção de seda beneficiada na região norte e noroeste do Paraná. O chamado “Vale da Seda” abrange 29 municípios desta região e possui cerca de 3 mil famílias de sericicultores, sendo o maior pólo produtor de bicho-da-seda do Ocidente.